Sobre Deus





TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO
II - O QUE É TEOLOGIA?
Igreja Presbiteriana Renovada em São José – Santa Catarina
TEOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE DEUS
Jo 5:37-39
Em João 5:37 Jesus falou a respeito do testemunho que o Pai deu a seu respeito. Diante disso sur-
ge-nos uma pergunta? Onde está esse testemunho? O próprio Jesus disse: “Examinais as Escritu-
ras... elas testificam de mim...”. Resposta: O testemunho que Deus deu a respeito de Jesus está no
Antigo Testamento.
Quando o Novo Testamento refere-se às “Escrituras”, está falando do Antigo Testamento. Daí a
importância de estudarmos o A.T. No entanto, os fariseus não conseguiam entender e nem ver Je-
sus nele. Nós precisamos vê-lo ali - pois ele testifica de Jesus.
Mais do que um estudo sobre quem é Deus, conhecer o Antigo Testamento (AT) é buscar
um relacionamento mais íntimo com Ele. No AT não é só Deus quem fala, mas tudo fala sobre
Deus. No AT vemos que Deus é a Lei, bem como, o Legislador do universo. Nele, Deus não vem
apenas se explicar, mas resgatar o homem e, para tanto, às vezes Ele se impõe. O Antigo Testamen-
to é a base fundamental para compreendermos melhor quem é Deus.
O termo “teologia” é um bom termo que deveria definir uma atitude e é exatamente isto que
fazemos ao estudar a Palavra de Deus - tomamos uma atitude. O termo “teologia” é formado de
duas palavras gregas: 1) Theo = Deus; e 2) Logia = estudo, palavra. Isto representa o estudo das
questões referentes ao conhecimento da divindade, seus atributos e relações com o mundo e com os
homens, é a verdade religiosa. É também o estudo racional-científico dos textos sagrados, dos dog-
mas e das tradições do cristianismo.
Como vemos, teologia nem sempre é o que deveria ser, porque o foco do estudo não é quem
é Deus, mas trata-se de idéias preconcebidas por denominações. Isso resulta das práticas religiosas,
nas quais as pessoas acreditam ser a vontade de Deus. Então, o produto da teologia é muitas vezes
as práticas religiosas, e não estudo do texto sagrado, o caráter e a vontade de Deus.
Teologia pode se tornar um assunto complicado se seguirmos os vários métodos utilizados
por estudiosos. É necessário usar um método para o estudo, porém é necessário um cuidado no uso
de qualquer método. Baseados em métodos nos tornamos metodistas ou fundamentalistas ao invés
de estudiosos da Palavra de Deus.
Devemos fugir de estudar este tipo metódico de teologia nos aproximando cada vez mais das
Escrituras Sagradas. A Bíblia está acima de comentários e intrepretações humanas e ela é a melhor
intérprete de si mesma.
Como obter um método confiável? O melhor método é proposto pelo próprio texto em si.
Cada um segundo o seu estilo literário.
Quem lê o Antigo Testamento não fica satisfeito com o que encontra, pois não encontra a
imagem real de Deus, apenas a sua sombra. Quando o lemos vemos o retrato fiel da humanidade, e
a sombra de Deus é suficiente para contrastar com o homem. No AT o homem é levado a procurar a
Deus e Deus se faz conhecer por um povo escolhido por Ele mesmo.
Através da leitura do Antigo Testamento compreendemos que nunca vamos descobrir tudo:
“As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém, as reveladas nos pertencem, a nós
e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Dt 29:29).
Uma forma prática de sabermos se estamos indo no caminho certo no estudo sobre Deus no
AT são os resultados: as ações, mudança de vida, um contato mais íntimo e reverente com o Senhor
Deus, umlouvor adequado, harmonia entre o AT e o Novo Testamento, respeito pelas Escrituras, sa-
bedoria para utilizá-la, crescimento da fé, consolação das Escrituras e, o mais importante, cresci-
mento espiritual.
O mesmo Espírito que guiou os profetas, nos guiará a conhecer a Deus melhor através das escrituras.