12 de setembro de 2011

Pregação Apostólica





Pregação Apostólica
(Epideixis)
Irineu de Lyon
PRÓLOGO (cc. 1-3)
Irineu escreveu a seu amigo Marciano e promete um compêndio da fé cristã
1. Eu sei, querido marciano, o seu compromisso de seguir o caminho de passagem piedade apenas que conduz o homem para a vida eterna, estou feliz por isso e pedir-lhe que, mantendo a fé pura, é gratificante para Deus, seu Criador. Se pudéssemos ser sempre em conjunto para ajudar uns aos outros e facilidade as preocupações da vida terrena pela troca contínua de perguntas úteis! Uma vez que estamos agora fisicamente separados uns dos outros, eu decidi na minha capacidade de conversar com você, por escrito, e brevemente expor a pregação da verdade para fortalecer sua fé. O que eu enviar é uma espécie de item de Memorando sobre pontos-chave, de modo que em poucas páginas você pode encontrar muito material tendo reunido brevemente as principais linhas do corpo deste verad compêndio e ter em mãos a prova das realidades divinas. Acho que vai ser útil não só para a salvação, mas também para refutar as falsas opiniões que defendem, e que quer saber, você pode com segurança expor nossa educação em sua integridade e pureza. De fato, para aqueles que não vêem mais do que um caminho para cima, iluminada pela luz celestial, mas para aqueles que não vêem as estradas são muitos, de iluminação e não downdrafts. A primeira leva ao reino dos céus e une o homem com Deus, a liderança si até a morte e longe de Deus. Portanto, para você e para aqueles que desejam a salvação, você deve caminhar na fé, sem desvio, com coragem e determinação para evitar que por falta de tenacidade e perseverança, os prazeres materiais entregues ou , perdendo a estrada, longe da direção certa.
O conhecimento da verdade e boas obras
2. E porque o homem é um ser vivo composto de alma e corpo, por isso é necessário e desejável que deve por estes dois elementos e por causa de um ou outro dos dois cai-tronco, a pureza do corpo é a abster-se e evitar todas as coisas e sem vergonha de ação injusta, e da pureza da alma é preservar intacta a fé em Deus, sem acrescentar ou tirar-lo. Por piedade é manchada e perde a sua inocência quando contaminado com a impureza do corpo está quebrado, manchado e desintegra-se quando o erro entra na alma permanecerá em sua beleza e seu quinhão quando a verdade habita constantemente alma ea santidade do corpo. Mas o bom é saber a verdade da palavra se contamina o corpo e as ações degradantes são tomadas? Que bom é a santidade do corpo, se a verdade não ninho na alma? Ambos, portanto, estão felizes por estarem juntos, eles são aliados e lutar lado a lado para trazê-lo à presença de Deus. Assim diz o Espírito Santo através de David: Bem-aventurado o homem que tem andado no conselho dos ímpios (Sl 1.1), ou seja, a conselho de pessoas que não conhecem a Deus, de fato, maus são aqueles que não adorarão o que é, por natureza de Deus. Assim, a Palavra diz a Moisés: Eu sou quem eu sou (Ex 3,14). Assim, aqueles que não adorarão o que realmente é, eles são maus. Quem não ficou no caminho dos pecadores (Sl 1.1). E eles são pecadores que têm o conhecimento de Deus e seus mandamentos, isto é, aqueles que o desprezam. Que não se senta na cadeira dos cínicos (Sl 1.1). Cínicos são as falsas doutrinas e do mal são destruídas, não só em si, mas também outros. A cadeira é realmente o símbolo da escola. Assim são os hereges sentar na cadeira do os cínicos e corruptos que tomam o veneno de suas doutrinas.
A Regra de fundação fé da verdade e da salvação
3. Assim, por medo de qualquer coisa semelhante, temos de manter inalterada a regra de fé e cumprir os mandamentos de Deus, crendo nEle, temendo e amando-O como Senhor, como Pai. Portanto, o comportamento deste estilo é um triunfo da fé, porque, como Isaías diz: Se você não acredita que não vai entender (Isaías 7.9), a fé nos é dada pela verdade, pois a fé é baseada na a verdade. Na verdade acreditamos que ela realmente é e como ele é, e realmente é acreditar e como sempre, manter o nosso forte compromisso. Mas desde que a fé sustenta a nossa salvação, é necessário prestar muita atenção para conseguir um entendimento genuíno da realidade. A fé é que nós tentamos tudo como sacerdotes nos disseram, os discípulos dos apóstolos. Primeira fé insistentemente nos convida a lembrar que temos recebido o batismo para o perdão dos pecados em nome de Deus Pai, em nome de Jesus Cristo, Filho de Deus encarnado, morto e ressuscitado, e do Espírito Santo de Deus , que o batismo é o selo da vida eterna, novo nascimento de Deus, para que mais crianças e nós não somos homens mortais, mas eterno e indestrutível de Deus, Deus o eterno e infalível acima todas as criaturas, e todas as coisas, qualquer que seja a espécie pode ser, está sujeito a Ele, e Ele sofreu termos foi criado por ele. Deus, portanto, não exerce seu poder e soberania sobre o que pertence a outros, mas sobre o que é apropriado. E tudo é Deus. De fato, Deus é onipotente, tudo vem Dele
A catequese apostólica (cc. 4-41)
Deus criou todas as coisas
4. Porque é necessário que as coisas criadas são, em princípio, uma grande causa, e o começo de tudo é Deus, Ele não tem origem em outra, pelo contrário, todas as coisas foram criadas por ele, portanto, é necessário primeiro acreditar que há uma Deus Pai, que criou e organizou todos os seres lá e fez a única coisa que não existia, e contendo todos os seres é o imparável apenas. No entanto, em tal conjunto também é o nosso mundo, e no mundo, o homem. Também, porque este mundo foi criado por Deus.
Deus cria através da Palavra e do Espírito
5. Aqui está a prova [de doutrina], que há um só Deus, Pai, incriado, criador, invisível do universo, ou acima dele ou depois dele não há Deus, que Deus é racional e, portanto, todos os seres foram criado através da Palavra, e Deus é Espírito, eo Espírito tinha arranjado tudo, como diz o profeta: Pela palavra do Senhor, os céus foram estabelecidos, e do seu Espírito toda a sua força (Sl 32,6). No entanto, como a Palavra estados, ou seja, cria e dá consistência ao que é, onde o Espírito põe em ordem e se ajustar à variedade multiforme de poderes, justa e apropriadamente chamado de a Palavra é o Filho e do Espírito sabedoria de Deus. Neste contexto, o apóstolo Paulo diz: Um Deus, o Pai, que está acima de tudo, completo com todos nós (Ef 4.6). Para que todas as coisas é o Pai, mas ainda assim é a Palavra, porque através dele o Pai criou o universo e todos nós é o espírito que clama "Abba" (Pai) e formou o homem à semelhança de Deus. Assim, o Espírito mostra a Palavra e por sua vez, os profetas anunciaram o Filho de Deus, mas a Palavra traz o Espírito, e é ele mesmo os profetas que transmitiu a mensagem e eleva o homem ao Pai.
Os três artigos de fé: Pai, Filho e Espírito Santo
6. Aqui a regra de nossa fé, a construção da fundação e base do nosso comportamento: Deus o Pai, incriado, ilimitado, invisível, o único criador de Deus, do universo. Este é o primeiro artigo principal. A segunda é a Palavra de Deus, Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor, que apareceu aos profetas segundo o conselho de sua profecia e como a economia ordenada pelo Pai por meio dele o universo foi criado. Também no final do tempo de recapitular todas as coisas tornaram-se um homem entre os homens, visível e tangível, para destruir a morte, para manifestar a vida e restaurar a comunhão entre Deus eo homem. E terceiro artigo: o Espírito Santo por cujo poder os profetas profetizaram e os pais foram instruídos em relação a Deus e os justos ter sido guiada pelo caminho da justiça e que o fim dos tempos tem sido lançou uma nova forma de humanidade em toda a terra, renovando o homem a Deus.
O novo nascimento em Deus o batismo do Espírito, Pai, Filho e Espírito Santo
7. Assim, o batismo, o nosso novo nascimento ocorre através destes três itens, e do renascimento nos dá a Deus Pai através do Filho no Espírito Santo. Porque os portadores do Espírito de Deus são conduzidos ao Verbo, isto é, o Filho, que é aquele que recebe e se submete ao Pai eo Pai dá-lhes a incorruptibilidade. Sem o Espírito Santo que é impossível ver a Palavra de Deus sem o Filho ninguém pode aproximar do Pai porque o Filho é o conhecimento do Pai do Filho e do conhecimento vem através do Espírito Santo. Mas o Filho como a bondade do Pai, como ministro de dispensação do Espírito Santo que ele ama e quer o pai.
Amorosa e só Deus, o Pai
8. E se o pai é chamado pelo Espírito Santo, Altíssimo, Senhor Todo-Poderoso de poderes é conhecer a Deus é o criador do céu e da terra e do universo, Criador dos anjos e os homens e Senhor de tudo, através de quem tudo existe e permanece vivo, misericordioso, compassivo, mais terno, bom, justo, Deus de todos, judeus, gentios e os crentes, mas crentes Deus é Pai, para o fim dos tempos Ele abriu o testamento de adoção filial, mas para os judeus é o Senhor e legislador, porque quando os homens, nesse meio tempo, se esquecem de Deus para longe e se rebelando contra ele, foi trazido de volta à obediência, por lei, para cair na conta que tinha um Senhor que é o autor, criador e dá o sopro de vida a que nós fornecemos dia e culto da noite, e para os gentios é criador e demiurgo onipotente. A todos, sem exceção, o doador de alimentos e do prato, rei e juiz, porque ninguém vai escapar do seu ponto de vista, nem judeu nem pagão, nem qualquer crente que pecou e nem mesmo um anjo. Aqueles no presente recusar a acreditar na sua bondade, vai experimentar o seu poder no julgamento, como o Apóstolo, não reconhecendo que a bondade de Deus está empurrando a alteração, pelo contrário, a dureza ea impenitência do seu coração você está acumulando ira para o dia da ira quando elas revelam a julgamentos justos de Deus, que vai premiar cada um segundo suas obras (Rom 2:4-6). Esta é a única que a lei é chamado o Deus de Abraão, o Deus de Isaac eo Deus de Jacó, Deus dos vivos (Ex 3,6). Esse Deus é indescritível, a sua importância e magnitude.
Os sete céus, os dons do Espírito e de culto dos anjos
9. Este mundo é rodeado por sete céus, onde habitam muitos poderes, anjos e arcanjos, que
garantir um culto Deus todo-poderoso e criador do universo. Não porque eu não preciso deles, mas pelo menos não ocioso e inútil e uma maldição. É por isso que vários presença interior do Espírito de Deus e do profeta Isaías enumera sete formas de ministério que descansou no Filho de Deus, isto é, a Palavra na sua vinda do homem. Na verdade, ele diz: deve repousar sobre ele o Espírito de Deus, Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, [Espírito de Ciência] e reverência você vai ganhar o Espírito do temor de Deus (Is 11,2 - 3). O primeiro céu, então, a partir de cima, contendo as restantes é a sabedoria, a segunda é a inteligência, o terceiro é o conselho, a quarta de uma linha descendente é a força, o quinto é a ciência , o sexto é a piedade, a sétima, que corresponde ao nosso céu, está cheio de medo deste Espírito que ilumina o céu. Por isso Moisés tomou o modelo do candelabro de sete braços que queima permanentemente no Santuário. Na verdade, o culto organizado pelo regime azul com o que ele quis dizer a Palavra: Você tem um formato como foi mostrado no monte (Ex 25,40).
A glorificação do Pai através do Filho e do Espírito Santo
10. Aquest Deus é o Pai é glorificado como a Sua Palavra é o Seu Filho para sempre, e do Espírito Santo, que é a Sabedoria do Pai de todos. E seus poderes, o Logos, a sabedoria, também chamado de querubins e serafins, glorificar a Deus com a voz incessante, e qualquer outra criatura com eles nos céus, dará glória a Deus, Pai de todos. Ele conversou com a existência palavra todo o universo, e nesse universo existem também anjos e deu-lhe este universo inteiro leis obrigando que todos sejam e permaneço no seu próprio, enquanto permanecer dentro dos limites decretadas por Deus, com cada um o trabalho atribuído.
Plasma Deus para o homem com as mãos
11. Homem capturado no entanto Deus com suas próprias mãos, tendo o pó puro e solo fino e misturá-lo com tão sua virtude. Plama ele deu suas características, para que o homem, mesmo no visível, era a imagem de Deus. Porque o homem foi posto sobre a terra à imagem de Deus refletida. E para que ele pudesse viver, Deus soprou em seu rosto o sopro da vida, para que tanto a respiração tal como consagrado na carne o homem era como Deus. Deus foi criado por livre e senhor de si mesmo, destinado a ser rei de todos os seres do cosmos. Este mundo criado por Deus preparou antes de traduzir o homem foi dada ao homem como seu próprio território com todos os bens que ela continha. Aqui eles trabalharam, cada um segundo suas próprias funções, os servos de Deus que tinha criado coisas todoas, e não ordenou a régua e cabeça que tinha sido feito chefe de seus companheiros, e os servos eram anjos eo governante e chefe era um arcanjo.
Paradise lugar delicioso
12. Tendo assim constituído o homem possui a terra e tudo o que está sobre ela, secretamente, também foi proprietário desses na profissão que ela tem servos. No entanto, eles, isto é, os anjos estavam na plenitude do seu potencial, enquanto o proprietário, ou seja, o homem ainda era pequeno, como uma criança, e deve crescer para a maturidade. E a fim de nutrir e crescer com alegria e júbilo, combustível preparou um lugar melhor do que este mundo, superior a ele no, a beleza do ar, luz, alimentos, plantas, frutas, água e todos os outros coisas necessárias para a vida. E este lugar é chamado Jardim. O Jardim era tão bonito e agradável do que a Palavra de Deus é freqüentemente em pessoas com ele caminhou e se divertir com o homem prenunciando o que viria a acontecer no futuro, isto é, a Palavra de Deus se faz homem e conterrâneo e conversar com todos os homens habitará a justiça. Mas o homem ainda era jovem e ainda tinha pleno uso da razão, portanto, foi fácil a atração sedutora.
A Criação de Eva
13. Então Deus perante a presença de Adão, que estava andando no Jardim, todos os animais e lhes deu nomes em ordem de cada um, eo nome que ele chamou Adam um ser vivo, tal era o seu nome. Ele também decidiu criar ajudar o homem, dizendo: Não é bom que o homem esteja só, vou fazer o legítimo auxiliar (Gen 2,18). Entre os vivos não foi encontrado ajuda iguais, paralelas e semelhantes a Adão. Deus inspirou, em seguida, o êxtase Adam e adormeceu. Como o sonho não existia no Jardim, foi inspirado sobre Adão por Deus para realizar um trabalho de outro trabalho. Levou então uma costela de Adão, carne preencheu o vácuo criado, e removeu a costela e fez a mulher e apresentou-a a Adão. Isto, por ver, exlamó: Este é osso dos meus ossos e carne da minha carne. Seu nome será do sexo feminino, porque eles têm a sua cara! (Gen 2,23).
Adão e Eva em perfeita harmonia
14. E Adão e Eva, como foi chamada a mulher estavam nus e não se envergonhavam, porque sua mente era inocente e criança que não crescem na imaginação e pensamentos como eles geram na alma da luxúria e paixão alimentada por maus . Realmente viveu em um estado de integridade, mantendo a sua própria natureza, porque o plasma foi inspirado pelo sopro da vida. Agora, enquanto que a respiração difícil e perseverar em sua ordem e seu efeito não é possível entender e desenvolver coisas abjeta. Por que não vergonha de beijar e abraçar com a inocência mais infantil.
Mandamento de Deus
15. Mas se o homem não tinha pensamentos de orgulho e gloriar-me, como se fosse o amor, porque a autoridade havia sido concedido e à liberdade de acesso a Deus para não falhar, e, entregando-se a si mesmos, conceber pensamentos de orgulho contra Deus, foi dada por Deus a lei, de modo que foi reconhecido pelo Senhor Senhor de tudo. E Deus impôs algumas regras, de modo que, se observado o mandamento de Deus, sempre como era, isto é, imortal. Mas se não assistiu, seria mortal, destinada a dissolver-se na terra onde ele tinha tirado a plasma. E este era o comando de toda a árvore que está dentro do jardim, comer e alimentar. Mas da árvore da qual o conhecimento do bem e do mal, que só não vai comer, para o dia que você come do que você morrerá a morte (Gn 2:16-17).
Satanás faz com que a ruína do homem do pecado, da
16. O homem não cumprir o mandato que desobedeceu a Deus. O anjo o seduziu, ciúmes e inveja do homem para os muitos dons que Deus tinha enchido. E persuadir desobediência ao mandamento divino, causou sua própria ruína ao mesmo tempo, tornando o homem pecador. O anjo tornou-se assim um líder e guia do pecado foi punido por ter ofendido a Deus, e conseguiu, enquanto o homem foi expulso do Jardim. E porque sua tentativa se rebelaram e apóstata de Deus, Satanás foi chamado em hebraico, que é um apóstata, embora digam que o diabo. Deus também amaldiçoou a serpente, que tinha sido disfarce do diabo, o animal chegou a maldição MSIM eo anjo escondido nele, Satanás. E o homem foi expulso da sua presença, ele foi transferido e depois me debruçar sobre a estrada para o ecador.
O drama dos filhos de Adão, Caim e Abel
17. Banidos do Jardim, Adão e sua mulher, Eva, sofreu muita miséria e viveu neste mundo cheio de cansaço, tristeza e pesar. Porque o homem trabalhava a terra sob o sol ea terra produziu espinhos e cardos, o castigo do pecado. Então se cumpriu o ditado das Escrituras: Adão conheceu sua mulher e ela concebeu, deu à luz a Caim e, em seguida, deu à luz a Abel. Mas o anjo rebelde, o mesmo que levou os homens à desobediência, que lhe tinha feito um pecador e causou sua expulsão do Jardim, não contente com a primeira, realizada uma lesão nas costas, desta vez sobre os dois irmãos, para o preenchimento de Cain seu próprio espírito foi fratricídio. Assim, Abel foi morto, assassinado por seu irmão, como um sinal do futuro, quando alguns seriam perseguidos, torturados e mortos, e os injustos que iria matar e perseguir os justos. É por isso que Deus tornou-se irritado e amaldiçoou a Caim, e desde então todos os descendentes na linha de sucessão foram semelhantes aos de seu pai. Deus, então, fez Adão teve outro filho em lugar do Abel assassinado.
Los Gigantes. Dilatação do mal e da diminuição da justiça
18. Mal, que se estende continuamente Alanza e inundou a raça humana apenas uma pequena semente da justiça estava nele. Porque, além disso, teve lugar a uniões ilegítimas terra: os anjos prostituíram com as filhas dos homens, que deu à luz um filho por seu enorme tamanho eram chamados de gigantes. Los Angeles, em seguida, deu as suas esposas como ensinamentos mal presente. Eles foram mostrados como obter extratos de flores e plantas, corantes e tintas, jóias e cosméticos, ciúme e amor apaixonado, sedução e paquera, os feitiços de magia, todos os tipos de adivinhação e idolatria odiado por Deus. E uma vez desencadeado tais coisas, o mal cresceu a ponto de transbordar, ea justiça se recusou a quase nada.
O dilúvio como o julgamento de Deus
19. Finalmente, quando ele se deparou com o mundo da justiça de Deus com o dilúvio na décima geração, a contar do primeiro homem, apenas Noé foi encontrado justo, e através de sua própria justiça, foi salvo por sua esposa, três filhos e suas mulheres trancadas na arca com os animais que Deus havia ordenado que Noé entrou na arca. Quando a destruição pairava sobre toda a terra, sobre os homens e animais, somente aqueles que foram salvos na arca. Os três filhos de Noé foram Sem, Cam e Jafé, e sua linhagem volta a se multiplicar novamente. Estes são a fonte de todos aqueles que nasceram depois do dilúvio.
As bênçãos e maldições na família de Noé
20. Dos filhos de Noé, uma maldição caiu, enquanto os restantes dois foram abençoados com as suas obras. Para o mais novo entre eles, chamado Cam, para rir de seu pai e de ser condenado por pecado da impiedade por causa da indignação e ignominioso a seu pai, uma maldição que atrájose transmitida a todos os seus descendentes. Girado de modo que toda a raça que se seguiu foi este pecado amaldiçoado e cresceu e se multiplicou. Em vez disso Shem e Jafé, seus irmãos, por causa de sua piedade para o pai, obteve uma BEditing. Aqui estão os termos da maldição de Noé sobre Ham, maldito seja o Cam jovens. Seja o servo de seus irmãos (Gn 9,25). Quando chegou a idade adulta, teve sobre a terra uma posteridade numerosa como uma floresta, desenvolvido por catorze gerações de descendentes até que, após ser condenado, foi distorcida por Deus. Na verdade, os cananeus, os heteus, os perizeus, os heveus, amorreus, jebuseus, dos guergeseos, os homossexuais, os árabes, os habitantes da Fenícia, todos os egípcios e líbios são descendentes de Ham, e caiu sob a maldição, aplicação que está espalhado sobre os ímpios.
O triunfo das bênçãos
21. Como a maldição seguiu o seu caminho, o BEditing continuou na posteridade de que tinha sido abençoado, cada um segundo a sua ordem. Primeira Shem foi abençoado com estas palavras: Bendito seja o Senhor Deus de Shem. Cam é seu servo (Gn 9.26). Esta bênção foi que Deus, Senhor do Universo passou a Sem objeto privilegiado de sua misericórdia, a bênção cresceu a Abraão, que a posteridade de Sem, chegou à décima geração da família na ordem para baixo. E é por isso que o Pai, Deus do universo, tem o prazer de ser chamado de Deus de Abraão, Deus de Isaac eo Deus de Jacó (Ex 3,6, Mateus 22,32, Marcos 12,26, Lucas 20, 37) porque a bênção de Sem vieram a Abraão.
Bênção Jafé foi formulada da seguinte maneira: Deus dilate Jafé e ele morará na casa de Shem, Ham e é o seu servo (Gn 9.27). Esta bênção floresceu no final deste período, quando o Senhor apareceu para as nações para o seu apelo para Deus atrasou sua chamada para eles, e toda a terra, o seu clamor, e suas palavras têm atingido os limites do mundo (Salmo 18, 5). Significa atraso, portanto, o apelo das nações, a saber, a Igreja. E habitarei na casa do Shem indica a herança dos patriarcas, tendo recebido Jesus Cristo, o direito de primogenitura. Assim, a ordem de bênção, cada um recebeu pelo fruto da semente de bênção.
A Aliança Universal
22. Depois do dilúvio, Deus fez uma aliança com o mundo, especialmente com todos os animais eo homem, em virtude da qual uma enchente jamais destruir o que na terra florescer de novo, e deu um sinal: Quando o céu está coberto de nuvens, as nuvens aparecem em um arco, e lembro-me da aliança e eu não vou destruir a água agita tudo na terra (Gn 9,14-15). E mudou de alimento para os homens, dando para comer carne, porque a partir da primeira criatura, Adão até o Dilúvio, os homens comeram os seus próprios grãos e árvores de fruto, mas a comida da carne não foram autorizados . E como os três filhos de Noé eram o começo da raça dos homens, Deus os abençoou se multiplicar e crescer, dizendo: Sede fecundos e multiplicai-e enchei a terra e sujeitai-a. Tenho medo e respeito todos os animais e todas as aves do céu. Servimos alimentos, como vegetais. Mas não se comer carne com sangue, sua vida é porque eu o exigem do seu sangue para qualquer animal eo homem. Se alguém derramar o sangue de um homem, ele derramou o seu, porque Deus fez o homem à Sua imagem (Gênesis 9,1-6). E a imagem de Deus o Filho, em cuja imagem o homem foi feito. Aqui está o porquê, nos últimos tempos tem aparecido implicar que o quadro foi semelhante à aliança Depue Sim humanidade se multiplicou e se espalhou a partir da semente dos três filhos de Noah. E houve, então, um lábio no chão, ou seja, um único idioma.
A Torre de Babel
23. Lojas levantou, saiu do Oriente e uma peregrinação chegou à vasta planície de Sinar, onde decidiu construir uma torre. Ela procurou chegar ao céu, também tem a intenção de deixar seu trabalho como um memorial para as futuras gerações. Eles construíram o prédio com tijolos queimados e betume; audácia crescente e imprudência, e graças a sua união no mesmo objetivo eo uso de uma linguagem, que são feitas tentativas. Mas isso não estava em seu trabalho, Deus dividiu as suas línguas para não entender uns aos outros. Isto irá espalhar-se para tomar a terra em diferentes grupos de acordo com suas línguas. Daí as diferenças entre as pessoas e da diversidade das línguas. Na verdade, três raças humanas assumiu a terra. Um deles estava sob o pesadelo da maldição, porém os outros dois foram abençoados. A bênção caiu primeiro em Shem, cujos descendentes viviam no leste e ocuparam a terra dos caldeus.
A aliança com Abraão
24. Mais tarde, na décima geração depois do dilúvio, Abraão é olhando para Deus que lhe é devido, e sua pela bênção de seu pai [Sem]. Quando, após o ardente desejo de seu coração, vagou pelo mundo perguntando onde Deus estava e começou a vacilar e estava prestes a desistir da busca, Deus teve misericórdia sobre aquele que, sozinho, queria em silêncio. E disse Abraão, tornando-se conhecido através do Word como um raio de sol, falou do céu e disse: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai; migrar para o país que você e estabelece que indicará a sua habitação (Gn 12.1). Ele confiou na voz celestial, e apesar de ser de setenta anos de idade e uma mulher idosa, com ela Mesopotâmia esquerda e levou com Lot, filho de seu falecido irmão. Quando chegou a terra agora chamado Judéia, habitada por sete pessoas, em seguida, descendentes de Ham, Deus apareceu em visão e disse para você e seus descendentes nas gerações futuras darei esta terra como uma possessão eterna (Gn 12,7 , 13,15, 17,8, Atos 7,2-5). Ele acrescenta que os seus descendentes andam vagando em um país estrangeiro onde seria abusada, aflitos e escravos mais de 400 anos, mas os da quarta geração, o retorno para a terra prometida a Abraão, e Deus amaldiçoe as pessoas que tinha escravizado sua posteridade. E Abraão sabia da grandeza e esplendor dos seus descendentes, Deus fez uma noite fora e disse estas palavras: olha para o céu, e se você pode contar as estrelas do céu. Assim será a tua descendência (Gênesis 15:15). E viu Deus a sua fé e determinação de seu espírito, dizendo que testemunhou nas Escrituras pelo Espírito Santo, Abraão confiou em Deus e foi contada como justiça (Gn 15,6). Ele foi circuncidado quando recebeu este testemunho, ea grandeza de sua fé foi reconhecida com um sinal, deu a circuncisão como selo da justiça da fé a incircuncisão (Rm 4.11). Após isso, a promessa de Deus, a Sarah estéril nasceu um filho, Isaac, que foi circuncidado segundo a aliança que Deus havia providenciado para ele. Isaac nasceu Jacob. Assim, a bênção inicial de Shem veio a Abraão e veio Abraão e Isaac Isaac a Jacó, pela atribuição da propriedade pelo Espírito. Porque este Deus é chamado Deus de Abraão, Deus de Isaac eo Deus de Jacó (Ex 3,6; Mt 22,32). Jacob, assume uma vez pai de doze filhos, dos quais tomou o nome das doze tribos de Israel.
O mistério da Páscoa
25. Quando a fome afligiu toda a terra, e somente o Egito tinha alimentos, Jacob emigrou com a família para aquele país. O número total de emigrantes atingiu 75 pessoas em 400 anos e tornou-se, de acordo com as previsões, 660.000. Uma vez que afligem muitas opressões e sofreu uma escravidão cruel, e choravam e lamentavam-se perante Deus, o Deus de teus pais, Abraão, Isaac e Jacó, usando-os para fora do Egito com Moisés e Arão, tendo punido os egípcios com 10 pragas, a última das quais enviou um anjo destruidor para matar os primogênitos de homens e animais. Isto salvou os filhos de Israel, prenunciando uma maneira misteriosa a paixão de Cristo, no sacrifício de um cordeiro sem defeito e seu sangue derramado como uma garantia de imunidade, para pulverizar as casas dos hebreus. Este mistério é chamada de "Paixão", a fonte de libertação. Dividiu o Mar Vermelho, liderado com todas as precauções, os filhos de Israel para o deserto, enquanto os egípcios, que foram lançados em busca do mar, todos pereceram. Este foi o julgamento de Deus contra aqueles que injustamente tido semente oprimidos de Abraão.
Os Dez Mandamentos dados a Moisés
26. Moisés no deserto, a lei recebeu de Deus: os Dez Mandamentos gravados em tábuas de pedra pelo dedo de Deus, o dedo de Deus é o que sai do Pai no Espírito Santo, os preceitos e os direitos transmitidos para os filhos de Israel para guardá-los. Por ordem de Deus construiu o tabernáculo de construção na terra visível da realidade espiritual invisível do céu, a figura da Igreja e representação profética de realidades futuras. Eles colocaram os vasos, o altar ea arca em que ele introduziu as tabelas. Sacerdotes era Arão e seus filhos, que eram descendentes de Levi, dando o sacerdócio a todos a corrida deste para o ministério de adoração no templo de Deus. E dada a lei levítica que define a qualidade e conduta que devem adornar que permanentemente dedicar ao serviço do culto no templo de Deus.
A exploração da Terra Prometida ea peregrinação no deserto
27. Quando eles estavam perto da terra que Deus prometeu a Abraão e seus descendentes, Moisés escolheu um homem de cada tribo e enviou-os a explorar a terra, as cidades e seus habitantes. Foi quando Deus revelou o único nome capaz de salvar aqueles que nEle crêem. Moisés mudou o nome para Oséias, filho de Nave, um dos exploradores, e pôs o nome de Jesus. E Moisés mandou com o poder do Nome que, convencido de que gostaria de receber seu retorno ileso, tendo sido impulsionada por esse nome. O que de fato aconteceu. Depois de sua missão de espionagem e exploração, trazendo de volta um cacho de uvas, mas um dos doze scouts assustado e alarmado o povo a dizer as cidades fortificadas eram enormes, e que os homens, filhos dos Titãs, teve uma estatura gigantesca e foram capazes de defender suas terras. Ao receber esta notícia, o povo chorava, a fé no Deus resquebrajándosele fortalecendo-o e submeteu-o ao redor do mundo. Murmurou o país como se ele não era bom e como se para um país desta natureza não valiam correr nenhum risco. Mas dois dos doze, Jesus, filho de Nave, e Calebe filho de Jefoné, rasgaram as suas vestes pelo mal cometido e pediu que as pessoas não dobrar desanimado, porque Deus lhe tinha posto tudo em suas mãos e do país foi excelente. Mas como as pessoas não estavam convencidos e persistiu na incredulidade, Deus virou-se e mudou seu itinerário para dispersar e afligia no deserto. Um ano e contando todos os dias de empregados para a viagem de ida e volta por aqueles que tinham ido para explorar e inspecionar o país, ou seja, 40 dias, Deus tinha 40 anos no deserto. Nenhum adulto de boa razão foi julgado digno de entrar no país por causa da incredulidade, exceto Jesus, filho de Nave, e Caleb filho de Jefoné, que tinham falado bem da herança prometida, e crianças incapazes de distinguir o certo do lado esquerdo. Gradualmente, o povo incrédulo chegou ao final e, gradualmente, morreu no deserto, justamente punido por sua incredulidade. As crianças crescem nestes 40 anos abrangidos os lugares vazios deixados pelos mortos.
Deuteronômio
28. Depois de 40 anos, o povo veio perto do Jordão, e reagrupamento, alinhados para a batalha em Jericó. Aqui, diante do povo reunido, Moisés lembrou a história do passado, recordando os grandes feitos de Deus para o presente, pronta e disponível para aqueles que cresceram no deserto a temer a Deus e observar os mandamentos. Impuseram uma nova lei, adicionando-o à uma previamente estabelecidos. Este novo corpo de leis chamado Deuteronômio, isto é, a segunda lei, que estão escritas muitas profecias a respeito de Jesus Cristo, o povo, o chamado dos gentios eo Reino.
A distribuição da Terra
29. Quando Moisés estava prestes a terminar seus dias, Deus disse: Sobe o morro e morrer na mesma, porque é você que entre o meu povo na Terra Prometida. Segundo a palavra do Senhor, Moisés morreu e foi sucedido por Jesus, filho de Nave. Ele atravessou o Jordão, levou o povo à Terra Prometida, e derrotou e matou sete pessoas que habitavam, distribuiu entre os povos. Há Jerusalém, onde Davi reinou e seu filho Salomão, que construiu o templo em nome de Deus à imagem do tabernáculo feito por Moisés como um tipo de realidades celestes e espirituais.
O envio dos profetas
30. De volta a Jerusalém foram enviados por Deus através do Espírito Santo, os profetas, que o aconselhou as pessoas e se tornou o Deus Todo-Poderoso de seus pais como arautos da revelação de Jesus Cristo, Filho de Deus, anunciou que a raça dos David teve a florescer seu corpo, para ser segundo a carne, o filho de David, que era filho de Abraão, em virtude de uma longa cadeia de gerações e do Espírito, o Filho de Deus, existente com o Pai, gerado antes a fundação do mundo, e apareceu como um homem para o mundo nos últimos tempos, Ele é a Palavra de Deus
que recapitula em si todas as coisas nos céus e na terra (Ef 1.10).
Desobediência e da Encarnação
31. Juntou, então o homem com Deus e fez a comunhão entre Deus eo homem, porque não poderia ter obtido qualquer implicação na imortalidade, se não tivesse sido [a Palavra] para habitar entre nós. Pois se ele tivesse permanecido invisível incorruptível e escondido, que teria sido inútil. Fez-se, portanto, visível para que [isto é, corpo e alma] pode receber uma parte deste incorruptibilidade. E porque todos os envolvidos na criação original de Adão, têm sido associados à morte, por causa de sua desobediência, foi apropriado e apenas isso, uma obra de obediência que se fez homem por nós, foram quebrados os [strings] a morte. E porque a morte reinou sobre a carne, era necessário foi abolida pela carne, eo homem se libertou da opressão. O Verbo se fez carne (Jo 1,14) para destruir a carne através do pecado da carne, o poder ganhou poder, propriedade e direitos de propriedade, e que não existia entre nós. Por esta razão Nosso Senhor levou uma personificação idêntica à primeira criatura para lutar e vencer o primeiro Adão, nascido em Adão, que tinha nos ferir.
Adão e Cristo
32. Agora onde é que a essência da primeira criatura? A vontade ea sabedoria de Deus e da natureza. Porque Deus não tinha enviado chuva para a terra, diz a Escritura, antes o homem foi capturado e antes que o homem estava lá para cultivar a terra (Gen 2,5). Nesta terra, então, ainda virgem, Deus tomou barro e plasma do homem, início da humanidade. Para então implementar o homem aquesta tomou seu Senhor a mesma disposição de corporalidade, nascido de uma virgem pela Vontade e Sabedoria de Deus, também se manifesta a identidade de seu corporalidade de Adão e E assim se cumpriu o que foi escrito no início: o homem à imagem e semelhança de Deus.
Eva e Maria
33. E, como se por um homem virgem desobediente foi ferido e morreu precipitar, e também reviveu o homem por uma virgem, que obedeceu a Palavra de Deus, ele foi revivido novamente no homem, através de vida, vida. Porque o Senhor veio buscar as ovelhas perdidas, ou seja, o homem que estava perdido. Onde é que o Senhor não outra carne, mas que foi usado origem de Adão e ela manteve similaridade. Porque era conveniente e assim como Adão foi recapitulada em Cristo, por isso foi mergulhado e mergulhou o que é a imortalidade mortal. E Eva foi recapitulado em Maria, a uma virgem, chegando a ser o defensor de uma virgem [Eva], livre e destruir a desobediência virginal pela obediência virginal. O pecado, porque a árvore foi anulado pela obediência cumprida na árvore de obediência, a Deus que o Filho do Homem foi superior na árvore, abolindo a ciência do mal e dando e dando conhecimento do bem. O mal é desobedecer a Deus é bom, no entanto, é para obedecer.
A crucificação cósmica
34. O Word, predizendo eventos futuros pela profeta Isaías, são profetas, porque eles anunciam o que vai acontecer, é assim: eu não rebelde ou contradizer. Ofereci as minhas costas para bater e batendo meu rosto, não rouba meu rosto a vergonha de escarro (Is 50,5-6). Então, por obediência a que foi submetido a morte, pendurado na árvore, destruiu a antiga desobediência cometido na árvore. E como a Palavra de Deus Todo-Poderoso-se, na sua qualidade de invisível no meio de nós espalhados por todo o Universo [visível] e abraça seu comprimento e sua largura, altura e profundidade, porque através da Palavra de Deus estavam dispostos e regido Aqui todas as coisas, a crucificação [visível] do Filho de Deus também aconteceu nestes [dimensões, antecipou invisível] na forma de uma cruz desenhada [por ele] no universo. Ao tornar-se visível na verdade, teve de fazer manifestar a participação deste universo [sensíveis] na sua crucificação [invisível], para revelar, através de sua forma visível, a sua acção [misterioso e escondido] no visível, ou seja, como é ele quem acende, isto é, a celestial, e contém a profundidade, as regiões subterrâneas, e se estende desde o leste ao amanhecer e as regras de piloto como a do Norte ea largura da Mdiodía e apela para em toda parte o conhecimento do Pai para dispersar.
Cumprindo a promessa de Abraão
35. Ele fez a promessa que Deus fez a Abraão, segundo a qual seus descendentes seriam como as estrelas do céu. Cristo cumpriu a promessa nascido da Virgem, da descendência de Abraão, e acender as luzes do mundo a crer nele e justificar os gentios com Abraão por meio da fé. Abraão acreditou no Senhor e foi contada como justiça (Gn 15,6). Da mesma forma, também nós somos justificados pela fé em Deus, porque o justo viverá pela fé. A promessa feita a Abraão não foi feita de conformidade com a lei, mas através da fé. De fato Abraão foi justificado pela fé, a lei não foi estabelecida para os justos (1 Timóteo 1.9). Da mesma forma, nós também não são justificadas pela lei, mas através da fé, que recebeu o testemunho da lei e os profetas, e que apresenta a Palavra de Deus.
Cristo, nascido da Virgem do davídica
36. E ele manteve sua promessa de David, porque Deus se comprometeu a elevar o fruto do seu ventre habíasele um Rei eterno, cujo reino não iria diminuir. Este Rei é o Cristo, Filho de Deus feito homem, filho, nasce como fruto do descendente de Davi Virgem, e se a promessa foi o fruto de seu ventre, ou seja, um broto de o recurso de design de um mulher, não o fruto das entranhas ou o fruto dos rins, que é característica do sexo masculino - para anunciar o que era singular e tinha-se na produção deste fruto de um ventre virginal de David, que reinou em a casa de Davi para sempre, cujo reino nunca vai saber o por do sol.
A encarnação, morte e destruição do dom da vida
37. Sob essas condições, então a nossa salvação realizada soberbamente, mantendo as promessas aos patriarcas e aboliu a desobediência de idade. O Filho de Deus torna-se filho de Davi e filho de Abraão. Para cumprir a promessa e recapitular em si mesmo, a fim de restaurar a vida, a Palavra de Deus se fez carne, pelo ministério da Madonna, para desencadear a morte e reviver o homem, porque estávamos acorrentados pelo pecado e destinadas a nascer por meio do regime do pecado e cair sob o domínio da morte.
Nascimento, morte e ressurreição de Cristo
38. Deus Pai para sua grande misericórdia, enviou sua Palavra criadora, que, vem para nos salvar, foi nos mesmos lugares, na mesma situação e em ambientes onde temos mortos. E quebrou as correntes que nos mantinha prisioneiros. Apareceu e limpou sua luz as trevas da prisão e santificados nosso nascimento e morte abolida, dissociando os mesmos vínculos que tínhamos sido acorrentado. Ele disse que a ressurreição, tornando-o o primogênito da pessoa morta, levantou com eles no homem caído por terra, para ser o elevou às alturas do céu para a direita da glória do Pai, como Deus havia prometido através do profeta dizendo: eu vou levantar o tabernáculo de Davi, a diminuição da terra (Amos 9:11), ou seja, o corpo que vem de David. Nosso Senhor Jesus Cristo cumpriu esta agindo gloriosamente realmente a nossa salvação, para elevar-nos realmente livres e apresentar ao Pai. E se alguém não aceita o nascimento virginal, como ele vai admitir sua ressurreição dentre os mortos? Porque nada menos que um milagre, bizarro e inesperado, ele ressuscitou dentre os mortos que não nasceram, não podemos sequer falar de ressurreição, que veio à existência sem o nascimento, a innascible, com efeito, também é imortal, e que não foi submetida ao parto, não estará sujeito à morte. Porque ele não levou o primeiro homem, como você vai ser capaz de receber um fim?
Cristo, o primogênito de todos os envolvidos na formação
39. Se, portanto, não nasceu, não morreu. E, se não matou, não ressuscitou dos mortos. E se não ressuscitou dentre os mortos, não o conquistador da morte ou o destruidor de seu império. E se a morte foi derrotada, como vamos aumentar a vida daqueles que, a partir Origne aqui em baixo, sucumbimos à regra da Morte? De acordo com aqueles que negam a redenção do homem e não acreditam que Deus o ressuscitou dentre os mortos, também desprezam o nascimento de nosso Senhor, que sofreu a Palavra de Deus feito carne, a fim de mostrar a ressurreição de carne e têm primazia sobre todos no céu, eo primogênito da mente do Pai, a Palavra perfeita dirige todas as coisas pessoalmente e legisla sobre a terra, como primogénito da Virgem é o homem, justo e santo, piedoso, bom, agradável a Deus, perfeito em todos os sentidos, a libra inferno aqueles que o seguem, como o primogênito dentre os mortos é uma fonte e sinal de vida de Deus.
A chamada continuou VEBO
40. Assim, a Palavra de Deus tem a primazia sobre todas as coisas, é verdadeiro homem e conselheiro maravilhoso e poderoso Deus (Isaías 9.6), que chama de volta [a ressurreição] o homem à comunhão com Deus que através da comunhão com ele participar de incorruptibilidade. Que é anunciada por Moisés e os profetas de Deus Todo-Poderoso e Onipotente, Pai do universo, origem de tudo, ele falou com Moisés, veio para a Judéia, gerado por Deus através do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria, era da linhagem de Davi e Abraão, Jesus, o Ungido de Deus, que se revelou como tinha sido predito pelos profetas.
A Igreja se comunica o espírito de salvação através do batismo
41. João Batista, o precursor, quando o povo preparado e pronto para receber a Palavra de vida, anunciou que ele era o Cristo a quem o Espírito de Deus descansou juntamente com a carne. Os discípulos e testemunhas de todas as suas boas obras, seus ensinamentos, sua paixão, sua morte, sua ressurreição, ascensão aos céus após a ressurreição do corpo, ou seja os apóstolos, com o poder do Espírito Santo, enviado por Ele toda a terra, chamado para os gentios, ensinando aos homens o caminho da vida para eles longe de ídolos, da prostituição e da ganância, purificando suas almas e seus corpos com o batismo de água e do Espírito Santo , distribuição e fornecimento de crentes que eles tinham recebido o Espírito Santo do Senhor. Assim, instituiu e fundou esta igreja. Com fé, esperança, caridade, e confirmou a chamada para os gentios, anunciada pelos profetas, ele foi dirigido pela misericórdia de Deus manifestado seu ministério, acolhendo-os a promessa aos patriarcas, ou seja, aa mangueira T que acreditava e amava a Deus e viver em santidade, de justiça e paciência, o Deus de toda a concessão, mediante a ressurreição da vida, morte eterna, por aquele que morreu e ressuscitou, Jesus Cristo, que confiou a realeza sobre todas as criaturas da Terra, a autoridade sobre os vivos e os mortos, e julgamento. Os apóstolos, a palavra da verdade, chamado de gentios para manter seu corpo sem mácula, a fim de ressurreição e alma a salvo de corrupção.
PROFÉTICA DE DEMONSTRAÇÃO (cc. 42-85)
A obra do Espírito nos fiéis e os profetas
42. De fato, que os crentes devem se comportar que os habitam de forma permanente no Espírito Santo, dada pelo Senhor no batismo e guardado por aquele que o recebe, se você vive em verad e santidade, a justiça e paciência. Na verdade, a ressurreição dos crentes é também a obra do Espírito, quando o corpo de volta para casa com a alma, e com ela um ressuscitado pelo poder do Espírito Santo e é introduzido no reino de Deus. O fruto da bênção de Japhet é manifestada pela Igreja na chamada para os gentios, que vivem em obediência contínua para morar na casa de Shem, de acordo com a promessa de Deus. Que estas coisas estavam a ocorrer, o Espírito Santo predito pelos profetas, para que todos os que servem a Deus na verdade tem que ter fé firme sobre eles. Na verdade, todos esses fatos impossíveis à natureza humana e, portanto, não confiável para os homens, Deus, através dos profetas, previsto muito antes, e foram feitas no momento, como anunciado, para pelo fato de que foi profetizado, e até mesmo muito antes de nós sabia que era Deus que desde o início que havia predito a nossa salvação.
Identd entre a Palavra e do Filho de Deus, por quem todas as coisas foram feitas
43. Deus é tudo para acreditar que é verdade. E acreditando que um filho de Deus e que existia não só antes da sua aparição no mundo, mas também perante o mundo foi criado. E Moisés foi o primeiro a profetizar quando ele escreveu em hebraico beresit BENOWAM BASE ELOVIM SAMENT'ARES BARA. E isto é traduzido [em armênio] significa: Um Filho, no início, Deus estabeleceu, então, estabeleceu os céus ea terra. O profeta Jeremias presenciou quando ele diz: Antes de a estrela da manhã que eu gerei antes do sol [é] o teu nome, ou seja, antes da criação do mundo e antes que as estrelas criou o mundo. Ainda diz: Bendito o que existia antes do homem. Quanto a Deus, o Filho era o princípio envolvido na formação diante do mundo, mas para nós não é somente agora, isto é, desde quando se manifestou. Antes disso não havia para nós, porque nós não sabíamos. Explicando assim seu discípulo João, que é o Filho de Deus, que estava com o Pai antes que o mundo foi formado e por meio dele todas as coisas foram criadas, diz o princípio era o Verbo, eo Verbo estava com Deus, e os Verbo era Deus. Ele estava no princípio Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem ele não era nada do que foi feito (João 1:1-3). Esta forma mostra claramente que todas as coisas foram criadas através desta Palavra, que desde o início foi com o Pai, isto é, Seu Filho.
O Filho de Deus fala a Abraão
44. Moisés também diz que o Filho de Deus veio a Abraão para falar com ele: E Deus apareceu junto aos carvalhos de Manre, ao meio-dia ... E ele olhou para cima e viu três homens de pé na frente dele, Postern chão dizendo: 'Se eu realmente tenho achado graça aos teus olhos ... (Gn 18,1-3). E então o que ele disse ao Senhor eo Senhor para ele. No entanto, dois dos três eram anjos, mas o terceiro era o Filho de Deus. Abraão também falou com ele pedindo para o povo de Sodoma, para não ser exterminados, se pelo menos dez justos estavam lá. Enquanto correu bem sobre isso, dois anjos desceram a Sodoma foram recebidos por Lot. A este respeito, está escrito: O Senhor fez chover enxofre e fogo do Senhor das alturas do céu sobre Sodoma e Gomorra (Gn 19,24). Isso significa que o Filho, o mesmo que conversou com Abraão, sendo Senhor tinha dado o poder para punir os habitantes de Sodoma do Senhor das alturas do céu, o Pai, que é o Senhor do Universo. Abraão, então, era um profeta e vi o quanto tinha que acontecer no futuro, ou seja, como o Filho de Deus, sob formas humanas, conversar com os homens, comer com eles, então ele iria exercer o cargo de juiz, o fato ter recebido da parte do Pai, Senhor do Universo, a autoridade para punir os habitantes de Sodoma.
Jacob contempla a Palavra
45. E quando Jacob foi para a Mesopotâmia, num sonho vi de pé no topo da escada, ou seja, a árvore que foi fixada da terra ao céu. Para esta árvore que nEle crêem subir ao céu, porque sua paixão é a nossa ascensão. Todas as visões deste tipo significa que o Filho de Deus que fala aos homens está no meio deles. Certamente não o Pai do universo, invisível para o mundo e criador de tudo, que diz: "O céu é meu trono, ea terra é o meu escabelo: o que você vai construir casa de mim ou o que o meu lugar de descanso? (Is 66,1-2, Atos 7,49), e que mantém a terra em um punho e do céu na palma da sua mão? (Is 40,12) não foi certamente o pé em uma pequena sala e falou com Abraão, mas a Palavra de Deus, sempre presente entre a raça humana, fizemos conhecer com antecedência o que estava para acontecer e instruiu os homens sobre as coisas de Deus.
O Filho de Deus fala a Moisés
46. Foi ele quem na sarça ardente a Moisés e disse: Eu vi o sofrimento do meu povo no Egito e se recusaram a libertação (Ex 3,7-8). Ele subiu e desceu para libertar os oprimidos do poder dos egípcios, ou seja, todos os tipos de idolatria e impiedade, para salvar o Mar Vermelho, ou seja, libertar o assassino tumulto dos gentios e as águas amargas de sua blasfêmias. Estes eventos foram repetição contínua do que estamos preocupados no sentido de que a Palavra de Deus mostrou antecipado em tais eventos futuros, enquanto que agora nós começamos realmente cruel escravidão dos gentios. E no deserto abundantemente produziram um rio de água de uma rocha. E o rock é Ele, e produziu doze fontes, ou seja, a doutrina dos doze apóstolos. E o teimoso e incrédulo fez morrer e desaparecer no deserto. E aqueles que acreditaram nele, feito crianças malícia, introduzido na herança dos Padres que recebeu e distribuiu não Moisés, mas Jesus ainda mais, Amaleque nos libertou de estender as mãos, e ele nos levou até reino do pai.
A Unção da Palavra
47. O Pai, então, é o Senhor eo Filho é Senhor, é Deus Pai e do Filho, aquele que é nascido de Deus é Deus. Assim como a essência do seu ser e seu poder, há um só Deus, mas ao mesmo tempo, gestão da economia da nossa redenção, Deus aparece como Pai e Filho. E uma vez que o Pai do universo é invisível e inacessível aos seres criados, é através do Filho e aqueles que virão a Deus deve ter acesso ao Pai. David, de forma clara e visivelmente, não havia, portanto, um propósito do Pai e do Filho: O teu trono, ó Deus, permanece para sempre, Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade, por isso Deus te ungiu com óleo de alegria seus companheiros. Isto significa que o Filho, como Deus do Pai, que é de Deus, o trono de um reino eterno, eo óleo da unção do que seus pares. O óleo da unção é esl Espírito Santo, que é o ungido, e seus companheiros são os profetas, os justos, os apóstolos e todos os envolvidos no reino, ou seja, os seus discípulos.
A primazia ea realeza de Cristo, o sacerdote eterno
48. E Davi diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos o escabelo de teus pés. De Sião o Senhor tornará a estender um cetro do poder domina no meio dos seus inimigos! Você, a princípio, no dia do teu poder, no esplendor dos santos, mama, antes do amanhecer, eu te gerei. O Senhor jurou e não se decepcionar. Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque e o Senhor está à sua direita. No dia da sua ira tem quebrantizado reis, julgará as nações, cheio de ruínas vai quebrar as cabeças de muitos sobre a terra. Sobre a bebida caminho do fluxo, de modo que virar a cabeça (Sl 109,1-7). Com estas palavras anunciou que primeiro veio a existir, as regras sobre o povo, os juízes e os homens reis, aqueles que odeiam e perseguem o nome dele agora, porque essas são as suas Enmig. Chamando-o sacerdote eterno de Deus declara a imortalidade. Quando ele diz: No caminho da bebida do fluxo, para levantar a sua cabeça, que se refere à exaltação gloriosa depois de sua condição humana, sua humilhação e abjeção.
O Filho de Deus, rei do universo
49. O profeta Isaías nos estados por sua vez: Assim diz o Senhor Deus, o Messias, meu Senhor, a quem tomei a mão direita para obedecer-Lhe as nações (Is 45,1; Sl-Bern 12,11.). Quanto à alegação de que o Filho de Deus é chamado de Messias e rei das nações, isto é, todos os homens, David repetiu que ele é e é chamado o Filho de Deus e rei de todos com estas palavras: O Senhor disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. Pergunte-me e eu te darei as nações a sua herança, farei os confins da terra (Salmo 2:7-8). Estas palavras foram ditas em referência a Davi, porque ele não descartou todas as nações e toda a terra, mas apenas para os judeus. É evidente, portanto, que a promessa feita ao rei ungido sobre toda a terra se refere ao Filho de Deus, que o próprio Davi reconhece como seu Senhor quando ele escreve: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita (Sl 109 1), tão pouco tem sido referido. Com efeito, isto significa que o Pai fala ao Filho, como mostramos cerca de Isaías, dizendo: Assim diz o Senhor ungiu-me Senhor, obedecer-lhe nações. Parece idêntica em ambos prometem profetas: Ele será rei, e, conseqüentemente, as palavras de Deus se referir a uma mesma pessoa, isto é, Cristo, Filho de Deus. A partir do momento David diz: O Senhor disse, é preciso dizer que nem o David nem outro profeta falar em sua própria iniciativa, não é um homem que proferiu as profecias, mas o Espírito de Deus, que, tomando forma e um maneira similar aos interessados, os profetas falaram e correu para Cristo ora ora no Pai.
Testemunho dos profetas sobre a preexistência de Cristo
50. Apropriadamente, então, Cristo diz através do pai de David fala com ele, e através dos profetas, ele mesmo diz, a sua própria conta, outras coisas, como, entre outros, em Isaías escreve: agora, assim diz o Senhor, o servo de seu plasma para mim desde o ventre para trazer Jacob volta para ele, e que Israel é uma delas. Hei de ser glorificado aos olhos do Senhor e meu Deus é a minha força ... Ele disse: Deal é para você ser chamado de meu servo, para levantar e restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta os preservados de Israel: Eu fiz de você uma luz para as nações que a minha salvação até os confins da terra (Is 49,5-6).
Filho do Pai servo
51. Porque aqui, acima de tudo, o simpósio do Pai do Filho e do fato de que mesmo antes de seu nascimento, o Pai se tornou visível aos homens, segue-se a preexistência do Filho de Deus, então [também se manifesta] mesmo antes de nascimento, o que havia de nascer dos homens, que o próprio Deus tinha para dar forma ao peito, isto é, que iria nascer do Espírito de Deus que é Senhor de todos os homens e Salvador daqueles que crêem nEle , judeus e todos os homens. "Israel", na verdade, é o nome do povo judeu em hebraico, um nome que vem do patriarca Jacó, que foi o primeiro a ser chamado de "Israel". E chamado de "gentios" a todos os homens. O Filho de Deus chama a si mesmo "servo do Pai" por causa de sua obediência ao Pai, que cada criança, mesmo entre os homens, é o servo de seu pai.
A pré-existência à luz das Escrituras
52. Que Cristo, o Filho de Deus existia antes que o mundo estava com o Pai eo Pai e, ao mesmo tempo perto de homens e íntima união com eles, Rei do Universo, porque o Pai colocou todas as coisas, e Salvador dos que crêem nEle, que é a mensagem desses textos da Escritura. Porque não é nossa intenção, nem é, aliás, dentro das nossas possibilidades de fazer uma concordância de todos os textos bíblicos, mas com a ajuda dos passos acima e você também compreender os outros que falam da mesma maneira, mas interpretá-los desde que crêem em Cristo e pedir a Deus sabedoria e entendimento como foi dito pelos profetas.
O sinal profético de anunciar o Messias-Jesus Cristo Salvador
53. Deixe que este Cristo, que estava com o Pai, como a Palavra de Deus, desde então se tornou encarnado, tornando-se homem, sujeito à geração e ao nascimento de uma virgem e viver entre os homens, que opera também o Pai do Universo é a encarnação Isaías expressa isso: Porque o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho que será chamado Emmanuel comer manteiga e mel, e antes que você sabe ou para distinguir o mal, escolher o bem, porque antes que esta criança sabe bem ou mal, rejeitar o mal para escolher o bem (Is 7,14-16). Ele disse que nasceria de uma virgem. Pretende ser um verdadeiro homem, porque comer e chamando-o "a criança" e de impor o seu nome. Uma vez que esta é uma perda que foi nascido ainda. Hebraica tem dois nomes: o Messias-Jesus Cristo e Salvador. Estes dois nomes indicam as obras a realizar. De fato, ele recebeu o nome de Cristo porque o Pai por meio dele e considerando a sua vinda como um homem ungido e preparado todas as coisas, porque ele foi ungido pelo Espírito de Deus, seu Pai, diz de Si mesmo em Isaías: O Espírito do Senhor está sobre mim, que ele me ungiu para levar boas notícias aos pobres (Is 61,1). Eo nome do "salvador", pois é a causa de salvação para todos os que desde então tem sido lançado por ele de todas as doenças e morte, para o qual
foram a acreditar nele depois delas também está dando a salvação eterna.
Emmanuel: Deus conosco
54. Aqui é por isso que é chamado de "Salvador". "Emmanuel" é traduzida como "Deus conosco", ou como uma expressão de bons desejos expressos pelo profeta: "Deus esteja conosco." Assim, Ele é a interpretação ea revelação da "boa notícia". Portanto diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho (Isaías 7.14). E este, que é Deus, tem o destino para estar conosco. Ao mesmo tempo, maravilhado com um evento como esse, ele anuncia que está a acontecer, isto é, "Deus conosco." Além disso, cerca de nascimento, o mesmo profeta diz em outro lugar: Antes que engendra é na dor e antes de chegarem as dores do parto, deu à luz a uma criança (Is 66,7). Assim anunciou o nascimento inesperado e sem aviso prévio da Virgem. Mesmo o Profeta mesmo disse: Uma criança nascida para nós e ter um filho, e foi nomeado Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte (Isaías 9.6).
Maravilhoso Conselheiro
55. Chamado de "Maravilhoso Conselheiro" é o Pai é nosso. Pai indicado pelo fato de que o Pai fez com Ele todas as coisas são ditas no primeiro livro de Moisés, intitulado "Genesis" E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança (Gen 1,26 ). Isto, obviamente, fala do Pai ao Filho, como Maravilhoso Conselheiro Pai ... . Ele também é conselheiro nossa fala e não requer, como Deus, assim como também o Pai "Deus Poderoso". Aconselha-nos a renunciar à ignorância e receber a gnose, a abster-se de erro para a verdade, para rejeitar a corrupção possuem incorrupção.
Paz e seu domínio será ilimitada
56. E Isaías disse outra vez: Querem ter sido consumido pelo fogo, porque uma criança nasce, um filho que nos foi dada, sobre cujos ombros era o poder e é chamado pelo nome do Anjo do grande conselho. E trazer a paz entre os príncipes, e mesmo a paz ea salvação para ele é grande o seu domínio e da paz não haverá limites para o trono de Davi e seu reino, para sustentar e consolidar-lo com justiça e do direito, agora e para sempre (Is 9,5-7 (LXX)). Nestas palavras é anunciado o nascimento do Filho de Deus e da eternidade do seu reino. Mas as palavras, eles querem ter sido consumida pelo fogo (Isa 9.5 (LXX)), são estes que vão para não acreditar no Emmanuel e fez contra ele tudo o que fez. Eles dirão no dia do julgamento: "Eu gostaria que tivéssemos sido queimada antes do nascimento do Filho de Deus para não acreditar nele depois que ele nasceu!". Para aqueles que morreram antes da manifestação de Cristo têm esperança de salvação no juízo de Cristo ressuscitado. Esta categoria inclui aqueles que temiam a Deus e morreu na justiça e ter possuído do Espírito de Deus como os patriarcas, profetas e justos. Mas para aqueles que após a manifestação de Cristo não creram Nele será inexorável vingança no julgamento. Quanto àqueles, cujos ombros era o poder (Is 9,6), a alegoria designa a cruz, que prendeu os braços dele, porque a cruz foi e é vergonha para ele e para nós, por causa da Ele, a mesma cruz é, diz que seu poder, ou seja, o sinal de sua realeza. Liguei Anjo da Grande Conselho do Pai, que Ele revelou.
A esperança das nações
57. Por tudo que foi dito e exposto com a ajuda dos profetas é claro que o Filho de Deus nasceu, como era para nascer e se tornaria conhecido como Cristo. Foi ainda previsto o país e entre o que os homens deveriam nascer e se tornar conhecido. Este é sugerida em Gênesis Moisés: Não perca um príncipe de Judá, nem o líder da sua raça, até que ele venha a quem está reservado, e Ele será esperado de pessoas, lavar suas roupas em vinho
Também esperamos dele a restauração do reino.
A estrela de Jacob
58. Moisés quando ele escreve novamente: uma estrela de Jacó ressuscitarão e um líder surgirá de Israel (Nm 24:17), anunciou explicitamente que a economia de sua encarnação é feita entre os judeus e que Aquele que desceu do céu, nascido de Jacó e da raça judaica teve neste economía.Porque uma estrela apareceu no céu e se você ligar a cabeça de um rei, porque ele é o rei de todos os salvos. Além disso, esta estrela apareceu, quando de seu nascimento, os Reis Magos, que vivem no Oriente e, através dele que soube do nascimento de Cristo. Siga a Estrela veio para a Judéia, até que a estrela veio a Belém, onde Cristo nasceu, ea entrada para a casa onde a criança estava envolto em panos, ficou acima de sua cabeça, indicando os Reis Magos para o Filho de Deus Cristo.
Do tronco de Jessé
59. E ainda Isaías diz: Um rebento do tronco de Jessé, e sua raiz vai brotar uma flor. Repousará sobre ele o Espírito de Deus, espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de piedade. Ele preenche o espírito de piedade. Nenhuma opinião único julgar por si mesmos falar ou acusado, mas julgar a causa dos humildes e tenha misericórdia de defesa dos mansos da terra. Punir a terra com a palavra da sua boca, execute o ímpio com o sopro dos seus lábios. A justiça será cinto dos seus lombos, e flancos cinto lealdade. O lobo se apascentarão com o cordeiro, o leopardo com o cabrito, o bezerro, o leão deve procurar juntos ... O menino pôs a mão na boca da cobra eo cache de viboreznos e não vai doer. ... E, naquele dia, a raiz de Jessé é aquele que está a exercer poder sobre as nações, e eles olham para Ele, e Seu resurrecciónserá gloriosa (Is 11,1-10). Com essas palavras significam para nascer alguém que descende de David e Abraão. Na verdade, descendente de Abraão e Jessé foi o pai de David. Assim, a Virgin, que concebeu Cristo, foi o tronco. E Moisés fez as suas maravilhas diante de Faraó, usando uma bengala. Entre os homens, a cana é um sinal de poder. Flor chama ao seu corpo, que floresceu sob a ação do Espírito, como mencionado acima.
Apenas juiz
60. Como for: Ninguém julgada pela opinião rumores sozinho ou acusado, mas julgar a causa dos mansos e humildes devem poupar a terra (Isaías 11,3-4), sugere mais fortemente a sua divindade. Bem, julgar com justiça e imparcialidade, sem honrar o ilustre e dando aos pobres o que eles merecem a equidade ea igualdade é como a justiça suprema e celestial de Deus. Deus, de fato, não influenciado por ninguém, e só piedade os justos. E mostrando a misericórdia é adequada a Deus, que também pode salvar em virtude de sua misericórdia. E fira a terra com uma palavra e destruir os ímpios com a palavra (Is 11,4) pertence a Deus que faz todas as coisas por sua Palavra. Quando ele diz a justiça será o cinto dos seus lombos, ea verdade cinto flancos (Is 11,5), anuncia sua forma exterior do homem e da sua justiça verdadeira e suprema.
O acordo ea paz universal
61. Quanto à harmonia, compreensão e paz entre os animais de diferentes espécies e por natureza são contrárias e hostis entre outros sacerdotes ensinam que ele irá de fato com a vinda de Cristo, enquanto eles devem pessoalmente reinar sobre todas as coisas. Bem, [aqui] para assinar anuncia que os homens de diferentes raças, mas costumes semelhantes, irão se reunir em harmonia e paz, graças ao nome de Cristo: para os justos [juntos], ao mesmo tempo eles têm sido comparáveis ​​aos bezerros e cordeiros e cabritos e do concurso crianças não devem ser prejudicados por qualquer daqueles que em tempos anteriores, tinha se tornado, homens e mulheres por causa da sua ganância, e formulário da alfândega em animais feroz, tanto que alguns deles pareciam lobos ou leões, e despojado da propriedade da guerra fracos e feitas em seus companheiros e as mulheres eram como leopardos e cobras, ao usar venenos mortais para matar alcançado amantes si mesmos, ou levado por sua paixão ... Reunidos em um único nome, só conseguiram ter costumes, pela graça de Deus, mudando sua selvagem e feroz. Isto é o que já ocorreu, como já crudelísimos não a encolher a partir de qualquer ato ímpio, uma vez educados sobre Cristo e creram nele, tenha fé e tudo ter mudado para não encolher a partir de qualquer excesso de justiça. Tal é o movimento que a fé em Cristo Filho de Deus opera entre aqueles que acreditam nEle. E se ele diz que se levantou para reger os gentios (Isaías 11:10) é porque, uma vez morto, ressuscitou e vai ser confessados, e cremos no Filho de Deus, o rei. Por isso, diz, e sua ressurreição gloriosa será (Isaías 11:10), que é magnífico, porque no momento em que ele foi glorificado como Deus, quando ele se levantou.
Loja de Davi e do corpo de Cristo
62. Assim, o profeta, quando ele diz: Naquele dia levantarei o tabernáculo de Davi, cair no chão (Am 9:11), afirma claramente que o corpo de Cristo, nascido de David, como dissemos, após a morte passa de os mortos. Chamada loja para seu corpo. E, de fato, por estas palavras também disse que Cristo na carne, que é descendente de David, é o Filho de Deus e depois de sua morte e vai elevar o homem pela aparência, mas Deus julgará o poder do universo e o único justo e Redentor. Tudo isso é encontrado nas Escrituras.
Belém casa de David
63. Por sua vez, o profeta Miquéias, disse também o berço de Cristo, ou seja, em Belém de Judá. Afirmou: E tu, Belém de Judá, não menos arte entre os príncipes de Judá, porque de ti sairá um governante que vai apascentar o meu povo de Israel (I 5.1). Mas Belém é também a cidade de David, para que Cristo é a semente de David, não só pela Virgem que deu à luz, mas também por ter nascido em Belém, terra natal de David.
Rei para sempre
64. Ao mesmo tempo, David diz que Cristo nascerá de sua posteridade: Por causa de Davi, vosso servo, não vire o rosto do seu Cristo. O Senhor jurou a Davi a verdade e não mentira: o fruto do teu ventre pus sobre o teu trono, se os teus filhos guardarem minha aliança e os meus testemunhos, o objeto da minha aliança com eles, e seu filho será até a eternidade (Sl 131,10-12). Mas não há ninguém entre os filhos de David, que governa para a eternidade, nem o seu reino permaneceu para sempre, foi destruído, [indicado] de fato o rei que é nascido de David, ou seja, Cristo. Todos esses depoimentos sugerem muito claramente sobre seus descendentes na carne, tanto a linhagem como o lugar onde ele nasceu. Os homens não têm para procurar o nascimento do Filho de Deus entre os gentios ou qualquer outro local, mas em Belém da Judéia, entre os descendentes de Abraão e David.
A entrada em Jerusalém
65. Como ele fez a sua entrada em Jerusalém, a capital da Palestina, onde a sua residência eo templo de Deus, Isaías disse: Dizei à filha de Sião, eis aí o teu rei virá a ti, doce, sentado em um jumento, um jegue filho de jumenta (Is 62,11). Entrou em Jerusalém sentado em um jumentinho, e da multidão carpete a estrada com suas capas a passar. Filha de Sião é o nome dado a Jerusalém.
O anúncio dos profetas
66. Os profetas proclamaram que o Filho de Deus nasceu, como e onde ele nasceu e que é Cristo, o único rei eterno. Eles também previram que o homem fez uma vez, foi para curar aqueles que o curou, de ressuscitar os mortos ressuscitou, que era para ser odiado, desprezado, torturado, morto e crucificado, como odiados, desprezados e mortos.
Milagres de Jesus
67. Agora tentar a cura. Isaías diz que Ele carregou as nossas enfermidades e suportou nossas dores (Is 53,4; Mt 8.17), ou seja, resistir e resistir. Às vezes, o Espírito de Deus diz aos profetas e eventos passados ​​que acontecer no futuro. Isso acontece porque Deus é estabelecido, determinado e destinado a existir e é considerada a existir e do Espírito se expressa tendo em conta o tempo que a profecia é feita. Nestes termos reminiscentes dos diferentes modos de cura: Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro e ver a escuridão e as trevas os olhos dos cegos (Is 29,18). E ainda: Sede fortes, mãos fracas e joelhos enfraquecidos animae fraco, pusilânime, tomar força, não tenha medo: eis que o nosso Deus faz justiça virá para nos salvar. Em seguida, abra os olhos dos cegos e ouvir os ouvidos dos surdos, então o coxo saltará como um cervo ea língua solta mute (Is 35,3-6). E quanto à ressurreição dos mortos, diz: Então, os mortos ressuscitam, e subir aqueles nos sepulcros (Isaías 26,19). Quando isso é feito vai pensar que ele é o Filho de Deus.
A Paixão de Cristo
68. Isaías diz que era para ser desprezado, torturado e finalmente o matou, Eis, meu filho vai entender: será exaltado e glorificado sobremaneira. Como muitos ficaram admirados com você, então seu rosto não é a glória aos olhos dos homens, muitas pessoas vão se surpreender e reis fecharão as suas bocas, porque eles vêem algo indescritível e compreender algo inédito. Senhor, quem acreditou na nossa pregação? Quem é o braço do Senhor? Temos narrado a ele, como uma criança, como uma raiz em terra seca não figura ou glória. Não vimos nenhuma aparência e beleza. Sua aparência era insignificante, mais deprimido do que os outros homens. Homem de dores experimentado nos sofrimentos, pois ele virou o rosto para a outra parte estava desprezado e tinha menos. Ele levou os nossos pecados e sofre por nossa causa, acreditamos vítima da dor de espancamentos e tortura. Ele foi transpassado por nossas ofensas, abusado pelos nossos pecados. O castigo que nos traz a paz estava sobre ele e sua dá pisaduras fomos sarados (Isaías 52,13-53, 5). David anunciou sua torturas com estas palavras: eu era torturado (Sl 38,9). Mas David nunca foi torturado, mas Cristo, quando ordenou que fosse crucificado. Novamente, a Palavra diz em Isaías deu as costas para os espancamentos e as bochechas tapa, não cobriu o rosto com insultos e cuspindo (Isaías 50,6). O profeta Jeremias repete-se nestes termos: Envie a bochecha dói e será preenchido com insultos (Lm 3.30). Cristo sofreu tudo isso.
A Paixão ea sentença
69. Isaías continua: Graças a suas chagas fomos sarados todos. Errantes, como ovelhas, cada um seguir seu próprio caminho e se apropriou do Senhor pelos nossos pecados (Is 53,5-6.7). Claramente a vontade do Pai estas coisas aconteçam para nossa salvação. E depois continua: Apesar de seus sofrimentos não abrir a boca, como ovelhas para o matadouro, como um cordeiro diante do tosquiador sem voz (Is 53,7). Assim, anunciou que aceita livremente a morte. Mas o profeta, dizendo: A humilhação foi removido sua opinião (Is 53,8), refere-se a sua aparência humilde. De acordo com a sua aparência sem honra foi pronunciada a sentença, e proferiu a sentença leva alguns a salvação e outros para sentenças de condenação. Há realmente o que se tomadas no reboque e removido para outro. Essa é a frase: para alguns, foi sofrido e que tomar a iniciativa como a sua própria sentença, para outros foi removido e guardado. Eles têm tomado para si a sentença aqueles que o crucificaram, e ter comportado bem, não crer nEle de tal forma, a sentença recebida por eles o condenarão à destruição sob tortura. A sentença foi eliminada para aqueles que nEle crêem, e não estão mais sujeitos a ela, ou seja, a sentença de condenação. A sentença proferida, acompanhada por fogo, vai estar matando para os incrédulos, no final deste mundo.
Geração de indizível
70. Então ele diz: Quem vai dizer o seu nascimento? (Is 53,8). Isto é dito para nos alertar para que não gostam de um pequeno homem de pouca importância por causa de seus adversários e as dores da paixão. Aquele que sofreu tudo isso tem a seu crédito com a fonte inefável. Porque o nascimento é definido por sua origem ou seu Pai inefável e indescritível. Sabe, pois, essa é a origem de quem sofreu essa paixão e não têm, pelo menos, a paixão que sofreu por você intencionalmente. Mas a sua origem, salvo medo.
Vida na sombra de seu corpo
71. Jeremias diz em outro lugar: O Espírito do nosso rosto é o Cristo Senhor, como foi capturado em suas redes, a quem dizíamos: Debaixo da sua sombra viveremos entre as nações (Lm 4.20). A Escritura diz que Cristo, embora o Espírito de Deus, deve ser submetido ao homem que sofre, e revela uma forma de surpreender e assustar a paixão que ele deve sofrer em cuja sombra dizemos que vamos viver. Sombra significa que seu corpo, bem como a sombra é produzido pelo corpo e do corpo de Cristo foi produzido por seu Espírito. Mas a palavra também significa a sombra humilhante de seu corpo e facilidade de ser humillado.En De fato, como a sombra do corpo ereto é projetada no chão e pisado pelos homens, assim que o corpo de Cristo, fundido em terra na paixão era, como se fosse pisada sob os pés. Corpo sombra chamado de Cristo tornaram-se uma sombra da glória do Espírito que assistiram. Muitas vezes, enquanto o Senhor veio colocou em nosso caminho pessoas que sofrem de várias doenças, e aqueles que atingiram suas sombras foram salvos.
A morte dos justos
72. E o mesmo profeta, o propósito da Paixão de Cristo, diz: Eis como os justos que morreram e ninguém presta atenção, bons homens são levados para fora do caminho e ninguém percebe, porque o direito é tomado na presença de injustiça. Seu sepultamento será a paz: ele foi preservado (Is 57,1-4). O que mais está perfeitamente certo fora do Filho de Deus, que só faz todos aqueles que crêem nEle, que, como ele, são perseguidos e mortos? Quando ele diz, Seu sepultamento será paz, revelou como ele morreu para nossa salvação, que é a paz da salvação e da [anunciou] que por sua morte que antes eram inimigos e adversários uns dos outros, não criam juntos na terá paz uns com os outros, dando e recebendo sinais de amizade por sua fé comum nele é exatamente o que acontece. As palavras foram preservadas relativas à ressurreição dentre os mortos, porque depois da sepultura Ninguém foi morto. Uma vez que Cristo morto e ressuscitado, teve que permanecer imortal, o profeta disse a ele nestes termos: Ele perguntou vida e você também tem dado a ele a longevidade para todo o sempre (Sl 21,5). Por que ele pediu para a vida, quando ele deve morrer? De fato, anunciou hoje a sua ressurreição dentre os mortos, e ressuscitou dos mortos imortais. Como a vida era reviver e longevidade para todo o sempre a ser incorruptível.
Morte (o sono) e ressurreição de acordo com David
73. E mais uma vez David diz sobre a morte e ressurreição de Cristo, me deitei e dormi, acordei, porque o Senhor me levou (Sl 3.6). David não disse isso de si mesmo, porque ele morreu, ele foi ressuscitado. Mas o Espírito de Cristo, Ele também falou sobre outros profetas, ele diz que agora através de David: eu deitar e dormir, acordei porque o Senhor sono acogió.Llama à morte, porque ele é ressuscitado.
Herodes e Pilatos
74. Sobre a Paixão de Cristo, Davi diz: Por que agitar os gentios e os povos falhas plano? Ally os reis da terra e os príncipes conspiram contra o Senhor eo seu ungido (Sl 2,1-2, Atos 4,24-28). De fato, Herodes, rei dos judeus, e Pôncio Pilatos, procurador de Cláudio César, se reuniu e condenado a ser crucificado. Porque Herodes temia perder o reino, como se ele fosse um rei terreno, e Pilatos foi forçado contra sua vontade, por Herodes e os judeus em torno dele, para condená-lo à morte, que não deve ser interpretada como ir contra César, liberando um homem a quem foi dado o título de rei.
O anúncio da Paixão
75. E por falar em paixão, ainda o mesmo profeta diz: Tu rejeitado e desprezado, rejeitaram o seu ungido; ter quebrado o pacto de meu servo: os tens lançado à terra o seu santuário, seu muro desabaram, abalaram seus pontos fortes passar, alguns por ter saqueado, tornou-se o escárnio de seus vizinhos, têm reforçado o direito de seus opressores, que alegrou os seus inimigos que você torceu a lâmina da sua espada e você não ter sofrido no combate, você tenha excluído a partir da purificação, quebrando o seu trono, você encurtado os dias de seu tempo e ter coberto de vergonha (Sl 88,39-46). O profeta diz abertamente que ele deveria sofrer tudo isso e foi a vontade do Pai, uma vez que pela vontade do Pai sofreu a Paixão.
Jesus é preso
76. Zacharias colocou: Levanta-te, ó espada, contra o meu pastor, contra o homem, meu companheiro, o pastor greve e dispersam as ovelhas (Z 13.7, Mt 26,31, Lc 14:27). Isso aconteceu quando ele foi capturado pelos judeus. Então todos os discípulos o abandonaram por medo a perecer com ele, pois acreditava firmemente nele até que o viram ressuscitado dos mortos.
Jesus causa da reconciliação entre Pilatos e Herodes
77. E ele diz que nos doze profetas: Prisoner-lo como um tributo ao rei (Hos 10.6 (LXX)). Pôncio Pilatos era procurador da Judéia e depois alimentados um rancor profundo contra Herodes, rei dos judeus. Precisamente nesta situação Pilatos enviou Cristo, que lhe tinha enviado, amarrado a Herodes, com a solicitação de que irá pedir para confirmar o que eu queria fazer com Ele. Assim, Cristo tornou-se uma boa desculpa para chegar a um acordo com o rei .
A descida ao inferno
78. E em Jeremias, ir com o que os termos são expressos para divulgar a sua morte e descida aos infernos: O Senhor, o Santo de Israel, lembrou os seus mortos, que já estavam dormindo no pó da terra e deixou-os cair para levar o evangelho da vossa salvação e salvar. Aqui também revelam as razões da sua morte porque sua descida ao inferno foi para a salvação dos que partiram.
Profecias da Cruz
79. E mais uma vez sobre sua cruz Isaías diz, estendeu suas mãos o dia todo a um povo teimoso e rebelde (Isaías 65.2). Este comportamento aponta para a cruz. E David ainda mais claramente: Cães de caça me cercaram, uma multidão de malfeitores me cercou, eu tenho furaram minhas mãos e pés (Salmo 21:17). E, novamente, meu coração se tornou como cera líquida no meio das minhas entranhas, tem deslocado os meus ossos (Sl 21:15). E ele continua: Perdoe a minha alma da espada e trava a minha carne, como uma multidão de mal contra mim se levantam. Nestas passagens, mostra e indica quão brilhante a sua crucificação. Moisés diz a mesma coisa ao seu povo, e sua vida vai ficar na frente de seus olhos, e temerão dia e noite, e acreditam em sua vida (Dt 28,66).
Vestidos profecias
80. David disse novamente: Eles olharam para mim. Meu vestido era dividido e lançam sortes sobre a minha roupa (Salmo 21:19). Na verdade, eles o crucificaram, eles se separaram soldados suas vestes após a sua maneira, vesti-lo depois de ter rasgado dividir, mas em termos do manto, como foi tecida a partir do topo e sem costura, tiraram a sorte para ver quem levá-la (Jo 19,23-24).
Judas, a venda de Cristo e da compra de um campo de oleiro
81. O profeta Jeremias diz: Tomaram as trinta moedas de prata, o preço de um que custava a taxa dos filhos de Israel, e pagou-lhes o campo do oleiro, como eu havia ordenado o Senhor (Mt 27,9) . Na verdade, Judas, um discípulo de Jesus, tendo realizado com os judeus e ter selado um pacto com eles, na verdade, ele sabia que ele queria matar, e porque ele tinha sido repreendido por ele, tomaram as trinta moedas de prata e deu ao país Cristo. Então, movido pelo remorso pelo que tinha feito, jogou dinheiro aos pés dos líderes dos judeus e se enforcou. Mas achou por bem não devolver o dinheiro para o Tesouro porque era dinheiro de sangue, e ele comprou o campo pertencente a um oleiro para enterrar estrangeiros.
Profecia sobre o vinagre misturado com fel
82. E uma vez crucificado, pedindo para beber, deram-lhe vinagre misturado com fel. E que o próprio Davi tinha dito: Eles me deram fel por alimento, e na minha sede me deram a beber vinagre (Sl 69,22, Mt 27,34, Jo 19,28).
Ascensão
83. Aqui está o que diz David da ascensão ao céu depois da ressurreição dos mortos: Os carros de Deus dezenas de milhares e milhares de drivers. O Senhor está entre eles, em Sião, no santuário chegou ao topo, cativou cativeiro tem recebido e dado dons aos homens (Sl 67,18-19). Para cativar compreende o poder de destruição dos anjos rebeldes. Lançado em que subiria da terra ao céu, dizendo: O Senhor, em Sião, chegou ao topo (Sl 67,18). De fato, o Monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém, depois da Sua ressurreição dentre os mortos, reuniu os seus discípulos lembraram-se e falar sobre o reino dos céus, levantou os olhos e viu-os como boas-vindas, abra os céus.
O triunfo do Rei da glória
84. A mesma coisa disse Davi de novo, levanta, ó príncipes, vossas portas, levantai, portas eternas, eo Rei da glória (Sl 23,7). Os portões são, na verdade eterna do céu. Mas como a Palavra decendió invisível para os seres criados, não foi reconhecido, a sua descida, para eles. Mas ele tinha incorporado, tornou-se visível quando Ele ascendeu ao céu. Quando viram os principados dos anjos inferiores, gritou aos do céu, Levante tuas portas, erguer, portas antigas, que entre o Rei da Glória. Eles, espantado, perguntou: "Quem é este, e aqueles que o tinham visto, testemunham uma segunda vez: O Senhor forte e poderoso é o Rei da glória (Sl 23,10).
O Julgamento
85. Ressuscitou e ascendeu ao céu aguarda a mão direita do Pai por ele definir o tempo para julgar seus inimigos que ele teve que ser submetido. Os inimigos são encontrados para a rebelião: anjos, arcanjos, principados, tronos, que menoprecian Verdade. David ainda diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos seus pés (Sl 109,1). Além disso, David diz que ele foi para onde tinha caído: ele se levanta das extremidades do céu eo resto atinge a outra extremidade do céu. Indicado após o julgamento, quando disse: Ninguém será subtraído do seu calor (Salmo 18.7).
AS BOAS NOVAS (cc. 86-97)
O testemunho dos Apóstolos
86. Agora, se os profetas predisseram que o Filho de Deus se manifestou na terra e ter previsto o lugar maneira e forma de sua manifestação na terra, e se o Senhor cumpriu todas estas previsões, a nossa fé nele for julgado procedente, a tradição autêntica da pregação, ou seja, o testemunho dos Apóstolos. Daí, o Senhor tem pregado em todo o mundo que o Filho de Deus tinha vindo a sofrer a Paixão, tinha sofrido para destruir a morte e dar vida ao corpo, e acabar com a hostilidade para com Deus, que é , a iniqüidade, e tem que ter sua paz realizar o que é agradável. O fato foi revelado pelos profetas quando eles dizem: Quão formosos são os pés dos mensageiros que anunciam as boas novas de paz, que proclamam as boas novas de bom! (Is 52,7, Rom 10:15). Isaías diz que esses mensageiros vêm da Judéia e de Jerusalém para anunciar a palavra de Deus, que para nós também é lei: porque de Sião sairá de Jerusalém a palavra do Senhor (Is 2.3). David disse que tinha de pregar por toda a terra: Em toda a terra, o seu clamor, e até os confins do mundo a sua palavra (Sl 18,5).
A primazia do amor
87. Mas não com a verve da lei, já que salva a raça humana, mas com brevidade e precisão de fé e caridade. Isaías diz: A palavra conciso e breve sobre a justiça, porque Deus enviou uma palavra de forma concisa, efetivamente, sobre toda a terra (Is 10:23 (LXX), Rom 9,28). Assim, Paulo diz: O amor é o cumprimento da lei (Rm 13,10) Aquele que ama a Deus cumpre a lei.. Quando perguntei ao Senhor: Qual é o primeiro mandamento de todos, Ele respondeu: Amarás o Senhor teu Deus com todo seu coração e com todas as tuas forças, eo segundo é semelhante a esse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos pendurar a lei e os profetas (Mc 12,30, Mt 22,37). Assim, com fé Nele tem crescido nosso amor a Deus e ao próximo, tornando piedoso, justo e bom. É por isso que tem efetivamente enviou uma breve palavra sobre a terra, no mundo.
Salva por um homem-Deus
88. E após a ascensão era para ser elevada acima de todas as criaturas e que ninguém devia ser em paralelo ou em comparação com Ele, Isaías diz: Quem é julgado? A aparecer. Que se justifica? Que se aproxima o Filho de Deus. Ai de vós que você consome como uma mariposa de vestir-se e roer. O homem será humilhado e oprimido. Só o Senhor será exaltado com quem será exaltado (Is 50,8.10.9, 2.17). Isaías diz que Deus será servido no final, salva pelo seu nome: Eu vou servir um novo nome que será abençoado em toda a terra e abençoe o verdadeiro Deus (Is 65,15-16) . Esta bênção ele deveria conduzi-la a si mesmo e ele mesmo foi salvo por seu próprio sangue, como foi anunciado por Isaías, quando disse, não defendem nem um anjo, mas o próprio Senhor salvou porque ele ama e se importa com eles. Ele se redimiu (Is 63,9).
O Espírito sobre a face da Terra
89. Aqueles que foram assim libertados [Deus] não trazê-los de volta para a lei de Moisés como a lei foi cumprida em Cristo, mas para salvá-los por meio da fé e do amor para com o Filho de Deus na renovação do Verbo como Isaías insinuada quando ele disse: Não me lembro de antigamente, acho que não velho, mas ver renovo que irão germinar agora, e você o conhece. Vou fazer um caminho no deserto e rios na região árida para dar de beber ao meu país e meu povo escolhido, eu comprei minhas ações para contar (Is 43,18-20). Deserto e selvagem era antes do chamado dos gentios, para a Palavra se passara entre eles, e lhes deu a beber do Espírito Santo. O [Palavra] estabelecem um novo caminho de piedade e justiça, e trouxe uma abundância de rios, espalhando o Espírito Santo na terra, como prometido pelos profetas, que se estenderia até o fim [recentemente] Espírito na face da terra.
A novidade do Espírito
90. Nosso objetivo, portanto, ocorre na novidade do Espírito e não na letra de idade, conforme profetizado por Isaías: Eis que virão dias, diz o Senhor, que eu com a casa de Israel ea casa de Judá, não vai [a nova aliança como] o pacto feito com seus antepassados, quando eu peguei a mão dela para levá-los para fora do Egito, porque eles quebraram a aliança e eu perco o interesse neles, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que eu faço com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior e também escrevê-lo em seus corações. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Não há necessidade de ensinar uns aos outros, entre os cidadãos e irmãos, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor ao maior, pois lhes perdoarei a sua maldade e me lembrarei dos seus não peques mais.
A abertura da Nova Aliança (= N.T.)
91. E essas promessas eram para ser herdada na época do chamado dos gentios, que também foi inaugurada a nova aliança, por isso lembre Isaías com estas palavras: o Deus de Israel diz: Naquele dia, o homem colocou sua esperança em seu Criador e seus olhos para o Santo de Israel e não ponham a sua esperança nos altares dos ídolos, ou as obras das suas mãos, que fizeram seus dedos (Is 17,6-8). É evidente que estas palavras são dirigidas àqueles que deixaram os ídolos e acreditar em Deus, nosso Criador, através do Santo de Israel. O Santo de Israel é Cristo. Ele disse que os homens e Nele nós temos os nossos olhos fixos. E não colocar a nossa esperança no altar ou nas obras de nossas mãos.
Manifesta que ele não era procurado
92. E para se manifestar em nosso meio, porque o Filho de Deus se torna o Filho do homem, e tivemos que encontrar o desconhecido para nós, a mesma Palavra diz em Isaías: Eu disse para aqueles que não me procuravam, eu fui achado pelos que não perguntavam por mim. Eu disse: Eis-me aqui antes de um povo que não tinha chamado pelo meu nome (Is 65,1; RM10, 20).
Profecias do povo de Deus
93. Esta cidade era para ser um povo santo, como previsto Oséias, um dos doze profetas: Não-pessoas-o meu povo vai me chamar e não ser amado-amada. Onde você dizer não-meu-povo, não serão chamados filhos do Deus vivo (Oséias 2,25, 1,9, Rm 9,25,26). Juan Bautista também dizem a mesma coisa: Deus pode trazer essas crianças de pedras de Abraão (Mateus 3.9).
Ezequiel: Eu lhes darei um só coração e porei um espírito novo neles, tirar de seu corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne para seguir os meus mandamentos e os meus estatutos e prática. Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus. (Ez 11,19-20, 36,26-27).
A Igreja ea Sinagoga
94. Assim, a nova chamada é uma mudança de coração entre os gentios por meio da Palavra de Deus se fez carne e habitou entre os homens, como diz João, seu discípulo e sua Palavra se fez carne e habitou entre nós (Jo 1.14). Portanto, a Igreja gera um grande número de frutas, ou seja salvo, porque não é um advogado, Moisés e Elias, um mensageiro que nos salvar, mas o próprio Senhor, que dá mais crianças para a Igreja Sinagoga do passado, como previsto por Isaías nestes termos: Alegrai-vos, ó estéril, que deu à luz não estéril, ea Igreja que não teve nenhum filho de Deus chora e senhora, você não teve a dor, porque filhos da desolada são mais numerosos do que os filhos do marido que tinha (Is 54,1; Ga 4,27). E a velha sinagoga era a lei de um marido
A incorporação dos gentios
95. Moisés diz em Deuteronômio que vai levar os gentios e as pessoas descrentes para trás. E logo após: Você tem feito o meu ciúme com o seu não-deuses, me irritava com os vossos ídolos, vou provocar o seu zelo com aquela que não é povo e eu irritaré um povo tolo (Dt 32,21). Pois eles deixaram o verdadeiro Deus e adoraram deuses falsos, mataram os profetas de Deus e profetizaram por Baal, que era um ídolo dos cananeus, rejeitou um Filho] verdadeiro de Deus para escolher Barrabás, um ladrão preso em flagrante assassinato, a abjurar o rei eterno e reconhece César como rei é perecível. Por isso Deus decidiu dar a sua herança para os gentios estúpida e aqueles que não eram cidadãos da cidade de Deus e não saber quem é Deus. No entanto, dado que esta chamada nos deu a vida e Deus restaurou a nossa fé de Abraão nEle, não podemos voltar atrás, ou seja, a antiga legislação. Porque nós aceitamos o Senhor da lei, o Filho de Deus e através da fé Nele aprendemos a amar a Deus com todo nosso coração e nosso próximo como a nós mesmos. Pelo amor de Deus exclui todo o pecado e amor ao próximo não causa mal a ninguém.
Superação Lei
96. Portanto, não precisamos da lei como pedagogo, eis que falamos com o Pai e em sua presença são convertidos em crianças sem malícia e com base na justiça e na honestidade. A lei, de fato, não reclamar mais, para não cometer adultério que nem sequer deseja que a esposa de outro, ou não matar qualquer pessoa que tenha sido erradicado da ira e da inimizade, ou não querem campo de seu vizinho, o seu boi ou o seu jumento para aqueles que não têm ambição para as coisas terrenas, mas que coletam provisões para o céu, não olho mesmo por olho, dente por dente que não tem inimigos e tratados como todos os outros e, portanto, não levanta a mão para vingança; não exigem o dízimo a Deus que tem dedicado todos os seus bens e deixou pai, mãe e toda a sua família para seguir a Palavra de Deus. Ele não enviará salvar um dia de descanso a cada dia para observar o sábado, isto é, que adora a Deus no templo de Deus é o corpo do homem e sempre praticar a justiça. Eu prefiro a misericórdia, diz ele, para o sacrifício, o conhecimento de Deus holocaustos. Mas o homem mau, que imolou o bezerro é como se ele matou um cão, e quando a farinha é oferecido como o que oferece sangue de porco (Is 66,3). E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Atos 2,21; Rm 10,13; Jl 2.32 (Vulg.)), e nenhum outro nome foi dado debaixo do céu pelo qual os homens devem ser salvos (Atos 4.12) não se o nome de Deus, Jesus Cristo, Filho de Deus, obedecer a todos os demônios, espíritos malignos e de todos os rebeldes poderes.
Salvação em Cristo
97. Invocando o nome de Jesus Cristo, crucificado sob Pôncio Pilatos, Satanás foi definitivamente afastado dos homens. Onde quer que haja alguém que acredita em Deus e fazer a Sua vontade se lembrar dele e invocar Jesus está presente e responde aos apelos que chamou com um coração puro. Assim, tendo obtido a salvação, continuamos em ação de graças constante para Deus, nosso Salvador, que por sua grande sabedoria e insondável, nos salva e proclama a salvação do alto dos céus, a salvação que vem que é visível Nosso Senhor é, sua vida humana, a salvação por nossas próprias possibilidades não conseguimos. Mas o que é impossível aos homens são possíveis a Deus (Lucas 18:27) A este respeito Jeremias diz:. Quem subiu ao céu e levou e trouxe para baixo das nuvens? Que cruzou os mares e descobriu-a e trouxe-a em detrimento de ouro puro? Ninguém encontrou seu caminho e quem sabe o seu caminho. Mas quem sabe todas as coisas, conhecido pela sua sabedoria, que cimentou a Terra para sempre e preenchida com animais de quatro patas, que envia a luz e ele se expande, a chama e ela obedece-lhe a tremer, o estrelas em ascensão para os seus relógios e prazer. Ele chama e diz: Aqui estamos nós, e olhar com alegria para ele que os fez. Este é o nosso Deus, nenhuma outra conta para o seu lado em tudo. Ele descobriu todas as estradas com sua sabedoria e comunicou-a a Jacó, seu servo, e Israel, seu amado. E depois isso foi feito no terreno ver e conversar com os homens. Este é o livro dos mandamentos de Deus e os cumpridores da lei, para sempre. Que a seguirem viverão, aqueles que abandonam seus morrerá. Jacob e Israel chamado Filho de Deus, o Pai, que recebeu o domínio sobre nossas vidas, e depois de receber a vida torna a descer sobre nós, que estávamos longe dele, quando se manifesta na terra e falar com os homens de mistura e juntando-se o Espírito de Deus, o Pai, com o corpo em forma por Deus para o homem ser a imagem de Deus.
CONCLUSÃO (cc. 98-100)
Em conclusão
98. Isso, meu amigo querido, a pregação da verdade e da imagem da nossa salvação: esse é o modo de vida que os profetas anunciaram que Cristo instituiu, que os Apóstolos foram atribuídas e que a Igreja transmite a sua crianças em todo o país. Ele deve ser guardado com cuidado e com a nossa vontade de agradar a Deus com boas obras e uma maneira saudável de pensar.
Desvios dos hereges
99. Portanto, não há outro Deus que não pensa Padre nosso Criador, como imaginam os hereges, que desprezam o verdadeiro Deus e um ídolo de Deus não existem, criando um pai em cima de nosso Criador e tem que fazer para ter descobriu algo maior do que a verdade. Na verdade, esses são todos maus e blasfemar o seu Criador e Pai, como temos mostrado na Exposição e refutação da falsa gnose. Outros ainda desprezam a vinda do Filho de Deus e da economia da sua encarnação transmitida pelos Apóstolos e dos Profetas predisseram a restauração da humanidade, como temos mostrado brevemente. Além disso, estas pessoas têm de contá-los entre os descrentes. Outros ainda não aceitam os dons do Espírito Santo e rejeitar o carisma profético, pelo qual o homem produz fruto de orvalho da vida divina. Destes Isaías diz: é como um sem folhas e terebintina como um jardim sem água (Is 1.30). Estas são de nenhum uso a Deus, porque eles não produzem frutos.
Para ficar longe do erro
100. Com relação aos três artigos de nosso batismo, o erro levou muitas digressões da verdade. Ou ele irá desprezar o Pai, o Filho não hospedam ou falar contra a economia da Encarnação, ou rejeitar o Espírito, isto é, rejeitar a profecia. Devemos defender-nos de tais pessoas, suas maneiras de evitar se você realmente quer agradar a Deus e obter a salvação.
Demonstração da Pregação Apostólica de Irineu. Glória a todos os Santíssima Trindade, um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, universal providência, sempre. Amen. Tem uma memória no divino e mais abençoada do Senhor Arcebispo John, o proprietário deste livro, irmão do rei santo. E lembre-se também de mim, um copista pobres.

Fonte: Coleção fontes patrísticas, Volume 2, por Eugenio Romero Pose. Editorial Ciudad Nueva? HYPERLINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário