18 de setembro de 2011

O EVANGELHO SEGUNDO O THOMAS

À luz da Canção da Pérola

Juli Peradejordi

 
 
A descoberta, em 1945, cinqüenta tratados escritos em copta, a maioria deles evangelhos apócrifos, foi importante para o estudo do cristianismo primitivo.Nasceu da religião de Israel, com base em suas escrituras, o cristianismo é de fato um fenômeno muito complexo, porque, em breve, é fecundado, se não for influenciada por helenismo. Escolas e doutrinas aparecem como Valentino, Marcionismo, etc ..., chamados de "gnósticos", que, instituído por Constantino para o cristianismo como religião do Estado, a Igreja se esforça para combater oficial, dissolvendo-os com ameaças de excomunhão de seus membros e destruindo seus textos. No entanto, as influências são inegáveis ​​gnóstico em Paulo ou em Orígenes, entre outros.
 
Os Evangelhos encontrados em 1945 em Kenoboskión (Alto Egito) parecem pertencer a uma das seitas gnósticas, antes de ver seus escritos queimados, preferindo se esconder em uma caverna.Um desses Evangelhos, talvez a mais bem preservada no Estado, é o Evangelho de Thomas.Graças agora bem conhecido o trabalho de H. Ch Puech, A. Guillaumont e J. Doresse, entre outros, o leitor descobre que, embora muitas das parábolas Logion neles contidos ou também aparecem em nenhum dos quatro Evangelhos canônicos, há aqueles que diferem consideravelmente daqueles até então conhecidos.
 
Este trabalho tem como objetivo expor algumas dessas logion que não aparecem nos sinóticos e em João, cuja compreensão pode ser melhorado, quando comparado com outros textos apócrifos, especialmente o Song of the Pearl.
 
De acordo com um texto, o Pistis Sophia (cap. 42 e 43), depois de sua ressurreição de Cristo foi dado a Tomé, Filipe e missão de Mateus para contar todas as suas ações e anote suas palavras.Estes três apóstolos seriam as três testemunhas que, de acordo com Deuteronômio XIX, 15, são necessários para atestar a verdade.
 
Em outro tratado Kenoboskión encontrados na Sabedoria de Jesus, Filipe, Tomé e Mateus estão com Mariamne e Bartolomeu, os únicos atores associados com o Salvador ressuscitado.Certamente, para muitos destes seitas evangelhos gnósticos de Tomé, Filipe e Mateus (todos estavam em Kenoboskión) tomou o lugar dos Sinópticos usado pela Igreja.1.
O Evangelho De acordo com Thomas, que não tem forma e composição dos Sinópticos, é um compêndio de citações ou parábolas posta na boca de Jesus.É, no entanto, suas palavras secretas ".Aqui estão as palavras secretas que Jesus, o Vivente (2) acima, e Dídimo Judas Tomé escreve "
 
Por que essas palavras secretas, você pergunta? O leitor.
 
"Ele vai encontrar a interpretação destas palavras não provará a morte" (log.1. A primeira Logion parece responder ao Evangelho, levando a uma pesquisa.
 
"Aquele que procura não deixar de procurar até que ele encontra, e, quando encontrado, será perturbado, e, tendo sido perturbado, ficará maravilhado e reinará sobre o Todo" (log.2.
"Muitas vezes você tem desejado ouvir essas palavras agora eu digo e não ter quem ouvir" (log.38).
 
Assim, parece claro se a pesquisa a que Jesus nos anima é a interpretação de suas palavras ou qualquer outra coisa, como o protagonista de Song of the Pearl.Em um texto maniqueísta também ver valor extraordinário é atribuída às palavras do Salvador:
 
"Mani, Apóstolo de Jesus Cristo, pela providência de Deus, o Pai. Estas são as palavras de salvação que vem de os vivos e Primavera eterna: Aquele que vai ouvir, que, num primeiro momento, e então acredito que desde então têm mantido até profundamente em si mesmo, nunca será sujeito à morte mas, ao contrário de desfrutar a vida eterna de glória. " 3.
 
Dídimo Judas Tomé, que transcreveu essas "palavras secretas" de Jesus não é outro senão o apóstolo Tomé: "Tomé, chamado Dídimo," segundo o Evangelho de São João, "Judas Iscariotes e Thomas."Nos Atos de Tomás, onde o Song of the Pearl, o apóstolo é freqüentemente chamado de Judas Tomé (Thomas Kai Ioudas ho) (5).Herói desses atos (ver cap.X, 47 e 48) é ao mesmo tempo confiante e revelando as palavras secretas de Jesus. Dídimus em grego, significa o mesmo que Tauma em aramaico, ou 'twin', e Ch. 38 dos Atos de Tomé, o apóstolo é desafiado a seguinte: "twin de Cristo, apóstolo do Altíssimo e co-iniciado na doutrina secreta de Cristo, vós que receberam os seus fins, seus segredos lodge."Estas palavras atestam que há uma relação inegável entre o Evangelho e os Atos de Thomas Para mais.
 
Leia algumas das Evangelho de Tomé Logion comparado com o Song of the Pearl.
 
"Se eles dizem: Onde você nasceu, Diga-lhes: nascemos da luz, onde a luz nasce de si mesmo. Ela ganhou e revelou à Sua imagem "(log.50).
Fácil de adivinhar que "o lugar onde a luz nasce de si mesmo" lembre-se que o Song of the Pearl é chamado ponto cardeal leste, onde o sol aparece e que é a pátria de seu protagonista.
"Ele revelou em Sua imagem (eikon)" também merece ser mencionado.L Em outro ogión deste Evangelho, lemos: "Quando vedes vossa semelhança, você se alegrar, mas quando você vê suas imagens (eikon) produzidos antes de você, que nem morrem nem se manifestam, quão grande será o que soportareis!"(Log.84).
A palavra grega é eikon tradução exata do tselem hebraico, 'imagem', que aparece em Gênesis. I, 27.Para G. Scholem, Cabala e um grande especialista na tradição judaica (6), correspondem aos tselem Daena iraniano.De acordo com uma peça chamada Turfan maniqueísta (7), o terceiro dia após a morte ea noite antes de cruzar a ponte Cinvat, a alma do falecido é a comparecer perante ele, como um jovem, no Daena, imagem ou personificação da sua fé e suas boas ações.Não podemos relacionar com o Daena com "vestido brilhante" da Canção do Pearl.Os fiéis são orientados por ela e depois se juntou a ela, entra em Paraíso.
 
Na Canção da Pérola do protagonista diz:
"Nós tínhamos sido separados dois, juntos, eram uma só."
E no log. 106 do Evangelho de Tomé, lemos:
"Quando você faz duas uma, você vai se tornar o filho do homem [...]».
Este é o "solo" (monakos), semelhante a Cristo, somente Cristo é chamado "Filho do Homem."Compare isso com o log. 49, que diz:
"Bem-aventurados os solitários e os eleitos, eles vão encontrar o Reino. Para você (para fora) dela (e) de novo voltar a ele. "
Não é esta novamente a partir do Oriente, a estrela em ascensão da Canção do Pérola, onde ele voltou, fez um com a sua imagem ou seu "vestido brilhante"?
 
Outra Logion curioso o Evangelho de Tomé, no entanto, aparece em Matt.XIII, 45-46 diz:
"O Reino é como um comerciante que tinha um saco e encontrou uma pérola. Este comerciante foi sábio: pacote vendiam e compravam a pérola sozinho. Você também procurar o tesouro que continua a ser, que nenhuma traça comer e onde o verme não destrói "(log.76).
Note-se que, no momento, os comerciantes eram muitas vezes nômades que viajavam em caravanas. Na tradição islâmica, e possivelmente também em hebraico, a caravana é um símbolo da peregrinação. O fardo que o varejista tinha listado na linha de frente da Canção do Pérola e é dado o herói quando ele sai do Oriente, sua terra natal em busca da pérola.A pérola eo tesouro, que basicamente são os mesmos, também são encontrados na Canção da Pérola, guardado por uma cobra ou um dragão, dependendo da versão.O protagonista deve procurá-lo, mas comer a comida dos egípcios, esquecê-lo, e que é filho de reis.
O log. 28 do Evangelho de Tomé diz: "Eu fui no meio do mundo e eu revelei a eles na carne.Eu encontrei-os todos bêbados e eu não encontrei ninguém entre eles que têm sede, e minha alma se sentiu pena dos filhos dos homens, pois eles são cegos em seu coração [...]».
Para H. Logion Ch Puech refere-se ao ebriedad "onde o homem foi colocado por causa da geração e que vem ao mundo e onde vazio, privado de todos os auto-consciência, toda a memória de sua verdadeira origem e sua natureza espiritual é discutida, procurando em vão, não tendo conhecimento de que daria a chave para a sua situação atual e os meios de evacuação, a liberdade da servidão carnal. "
Onde está esse conhecimento que ajuda a escapar do cativeiro do rei do Egito, que deve trabalhar o protagonista de Song of the Pearl, em seu estado de dormência e embriaguez?9).
    Não é esta a carta como a águia voou e pousou perto dele, tornando-se inteiramente palavra? "As palavras de minha carta foram os mesmos que foram gravados em meu coração."
    Não é esta a mensagem do seu Pai, a profecia eterna que os filhos dos homens ", cego em seu coração" para reconhecer e apreciar raramente sabem?
________________
1. Ver J. Doresse, L'Evangile selon les Thomas OU segredos paroles de Jesus, ed.Plon, p. 79.
2. No cap. 60 dos Atos de Tomé, Jesus é chamado de "Aquele que é a vida eterna e que dá".
3. Citado por F. Decret, Mani et la tradição Manichéène, ed.Sevil Du, p. 80.
4. Cf. Jo.XI, 16 e Jo.XIV, 22.
5. Ver H. Ch Puech, em Quetta o gnóstico, vol. 2, p.42.
6. Ibid p.118.
7. Ibid p.120.
8. Ibid p.144.
9. Ver poema Douzetemps, tu que dormes, levanta-te, p. 18 do exemplar n º 1 de O Portão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário